fbpx

O Santo Salário | Devocional Salmo 127:2

“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.” (Salmos 127:2)

Já vimos o PROJETO de construir uma casa fundamentada na vontade e Palavra do Senhor! Já vimos a PROTEÇÃO almejada na paz encontrada no Senhor que vigia a cidade e garante sua proteção acima de qualquer sentinela que esteja vigiando! E agora vamos compreender o que este salmo tem a nos ensinar sobre o terceiro P das necessidades humanas que é a PROVISÃO.

Provisão divina e o santo salário

Todos desejam se sentir cuidados em suas necessidades mais básicas de sustento na alimentação, pagar suas contas, e ter recursos para conseguir aquilo que precisa para se vestir. Sempre desejamos que nada nos falte de nossa provisão necessária e é muito natural tentarmos encontrar meios de garantir esta provisão para nós. Fazemos isto através do dinheiro e para isso ou jogamos na loteria para ganhar o tão sonhado salário para a vida toda ou trabalhamos em excesso ou fazemos de tudo para conseguir um emprego que nos pague muito bem!

Nosso coração por este motivo é tomado de muitas aflições pois o mundo que nos cerca possui um mercado que tenta ditar para nós que precisamos do que de fato não precisamos para ser felizes, como um carro 0 km, uma casa gigante, um celular top uma roupa da moda, uma comida em um restaurante caro e etc. As redes sociais ajudam a manter este mercado da ostentação e nosso coração cada vez mais sofre em um ciclo do ter cada vez mais para achar a felicidade e prover o que nosso coração deseja.

Mas será que precisamos mesmo de tudo o que achamos que precisamos? Você já parou pra pensar nisso? Quero te dizer que este teu desejo de querer mais nunca vai acabar e se você não o controlar ele vai tomar conta de você e te escravizará em uma busca infinita por satisfazer o infinito da vontade pecaminosa: “Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem.” (Provérbios 27:20)

Pode ser que você tenha medo de faltar alguma coisa para você do que seja realmente necessário e não do excesso como falei acima e isto te faz se “acabar” no trabalho como o texto deste salmo diz: “levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores”. No entanto isto revela outra questão do teu coração como Jesus diz na seguinte parábola e que quero finalizar com ela:

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. E disse aos seus discípulos: Portanto vos digo: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, sobre o que vestireis. Mais é a vida do que o sustento, e o corpo mais do que as vestes. Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves? E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura? Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca fé? Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos. Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas. Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Lucas 12:15-31)

Em quem o teu coração tem se apoiado e confiado? Onde você tem concentrado suas energias de provisão? Na força do teu braço? Ou no Senhor? Saiba que por mais que você trabalhe na intenção de ter mais e estar mais seguro o que vai ganhar é apenas aflição, pecado de idolatria incredulidade e perder a oportunidade de provar da verdadeira provisão como diz o texto:

“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois assim dá ele aos seus amados o sono.” (Salmos 127:2)

Deus nos abençoe e até a próxima!