fbpx

Cercas elétricas do coração | Devocional Salmo 127:1 – Parte 2

“Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.” (Salmos 127:1)

Dentro da dinâmica da vida, percebemos que todos desejamos ter PROJETOS, PROTEÇÃO E PROVISÃO. Deus nos criou assim e nos dotou com estas necessidades em nosso íntimo, na construção de uma vida para Glória Dele!

No entanto nos perdemos no Éden, em nosso egoísmo e desejo de viver para nós mesmos, e longe da vontade do Senhor. Por isso, nossos PROJETOS, não glorificam a Deus e são egoístas, nossa PROTEÇÃO depende cada vez mais de nós mesmos e nossas capacidades de defesa e nossa PROVISÃO é na tentativa de acumular mais que o suficiente, na tentativa de descansar e não se preocupar mais em correr atrás da provisão.

Vimos na primeira parte do verso 1 que uma família basicamente se apoia em seu maior PROJETO que é o da casa, e este deve estar sendo construindo sobre o fundamento e vontade do Senhor para que esteja sólido e firme diante dos desafios que virão na caminhada.

Agora vamos falar do segundo P deste salmo que é a PROTEÇÃO.

Quem nunca desejou se sentir protegido? É claro que diante dos desafios e perigos que vivemos em nossa sociedade é óbvio que desejamos nos sentir seguros! A segurança dos dias de hoje não deve se ater apenas ao físico, mas vemos nos meios digitais cada vez mais a insegurança de proteger nossos filhos dos ataques de uma internet cada vez mais ideológica e que meche com as convicções de nossas crianças.

Uma das missões dadas a Adão no Éden era cuidar do jardim no sentido de protegê-lo e vimos que ele falhou nesta missão quando não protegeu sua esposa de si mesma e ele mesmo do engano do pecado que tomou conta de seus corações e levou ao declínio de toda a criação.

A proteção de nossas famílias deve ser uma das prioridades de nós pais e mães e acredito que os que de fato assumem este papel, entendem a importância de proteger nossas famílias investindo muito caro em cercas elétricas, muros altos, softwares de bloqueio de páginas de internet dos filhos.

No entanto, todo este cuidado apesar de necessário, em muitas vezes se torna extremamente cansativo e produz em nós uma ansiedade em saber se estes artifícios de proteção irão funcionar ou não! Mas quero aqui com base na seguinte afirmação do salmo te fazer entender que o problema não está nestes itens de proteção, mas na motivação do teu coração ao usar estes itens! Veja o texto bíblico:

“Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda.” (Salmos 127:1b)

Você tem confiado em quem para proteger sua casa? Nas cercas elétricas, sistema de câmeras, softwares de controle de acesso a conteúdos impróprios para seus filhos? Tenho certeza que se tua confiança e apoio estiver nestas coisas então você deve estar muito cansado e temeroso e quanto mais dinheiro você tiver, mais você vai gastar com estas coisas para ampliar teu sentimento de proteção. No entanto, a angústia da tua alma sempre estará presente, sabe porquê? Porque elas te dão uma falsa sensação de segurança, mas não preenchem o medo da tua alma!

Somente o Senhor pode trazer a verdadeira paz que você precisa então mesmo que você use de recursos de proteção daquilo que Deus te confiou para cuidar, descanse sempre entendendo que acima de tudo isso o Senhor é quem garante a proteção necessária! Se algumas destas coisas vier a falhar em sua missão você ainda estará sendo protegido pelo Senhor e toda Glória seja dada a Ele que nunca permitiu que tocassem em você sem que para isto Ele estivesse com o controle total da situação e com um ensino profundo para te dar em todas as coisas! Deus nos guarde sempre debaixo de suas asas e aprenda a descansar no Senhor pois Ele vigia a cidade e a tua família também!

Deus abençoe e até a próxima!