fbpx

O cartão de visita de um coração quebrantado | Devocional Salmo 51:1

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.” (Salmos 51:1) 

Ao nos aproximarmos das pessoas sempre temos um bom dia, um olá ou uma saudação como “a graça e a paz do Senhor”. Sempre buscamos nos mostrar simpáticos, educados e amigáveis aos outros e muitas vezes escondemos nossos reais sentimentos, abatimento ou opinião sobre a pessoa com quem falamos. Queremos criar uma boa impressão com quem falamos e com o passar do tempo dialogamos e apresentamos com muito cuidado nossas reais intenções.

Relacionamento com Deus

É assim que nos relacionamos com os outros na maioria das vezes, mas seria assim que deveríamos nos relacionar com Deus? Não estou dizendo que você deve ser irreverente com o Senhor, mas tentar usar uma máscara com o Senhor é inútil pois ele sonda nossas mentes e corações e antes mesmo de pedirmos algo Ele já sabe o que queremos falar (Sl. 139). Alguém que de fato se relaciona com outro a um bom tempo e o conhece, sabe muito bem o que o outro já pensa a seu respeito e você já sabe o que ele pensa sobre certas coisas. Então imagina se relacionar com alguém que conhece você desde quando foi uma substância informe no ventre de sua mãe?

 

Olha este texto o que diz a respeito do nosso Deus e seu conhecimento sobre nós:

“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia. E quão preciosos me são, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grandes são as somas deles!” (Salmos 139:16,17)

Então meu amado irmão, como pode alguém assim aceitar de nós nossas máscaras ou tentativas de mostrar quem não somos a Ele? Pois é exatamente isso que o salmista já conhece quando começa este salmo, pois ele sabia de seu pecado e de seu coração corrupto e o quanto o Senhor sabia de suas falhas, temores, fraquezas e medos  como ele não conseguiria esconder nada do Senhor.  

Um relacionamento legítimo aponta nossas falhas

O salmista aqui é Davi, que após seu pecado de adultério, manipulação e assassinato, havia entrado em uma condição terrível de endurecimento do coração e estava sofrendo pelo orgulho que o levava cada vez mais para distante de Deus. Um homem que teme ao Senhor e que se relaciona em verdade com Deus sabe quando o Senhor o desaprova por uma atitude pois o Espírito Santo nos mostra nossas falhas. Quando somos de fato regenerados pelo Espírito sabemos sobre nossos pecados e tentar conviver com eles sem buscar o perdão de Deus é o maior erro de todos! Assim que o salmista inicia este salmo achegando-se na presença do Senhor e apresentando seu cartão de visita de pecador ao Senhor com grandes letras escritas assim: 

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.” (Salmos 51:1) 

Como você tem se aproximado do Senhor?

Quero que você observe a estrutura de seu clamor: Ele clama pela MISERICÓRDIA do Senhor que não o dê aquilo que ele merece e depois se apoia na BENIGNIDADE de Deus que possui uma inclinação natural em fazer o bem e depois faz seu pedido pessoal de ter suas TRANSGRESSÕES APAGADAS como um fogo que estava destruindo uma floresta mas que deixou seu rastro de morte por onde passou. Ao pedir o esquecimento de seus pecados ele apela para uma MULTIDÃO DE MISERICÓRDIAS, ou seja, um incontável derramar de Deus sobre ele que não o permitiria receber a merecida punição de seu erro. 

Diante disso um irmão queremos aprender com o salmista pois esta é a Palavra de Deus para nós! Portanto quero finalizar com alguns questionamentos a você meu irmão: Como você tem se aproximado do Senhor? Será que você não tem carregado muito orgulho pecaminoso dentro de você e acha que o Senhor teria obrigação de fazer algo por você? Será que sua percepção a respeito de Deus não está errada? Será que você não tem visto o quanto pecador você é e o quanto santo é o Senhor? Será que não tem visto que somente através da misericórdia e beniguinidade do Senhor é que se torna possível seu relacionamento com Deus? Não sei quais forma as tuas respostas meu irmão, mas busque ao Senhor como você estiver mas sempre com humildade e clamor por misericórdia e em Cristo você receberá do Senhor a graça imerecida de relacionar-se com um Deus santo o chamando de Pai e Ele te chamando de Filho para a glória do Senhor e unicamente Dele! 

 

Deus nos abençoe e até a próxima!