“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós” – Colossenses 3:13
Um dos principais desejos de todo adolescente é a liberdade. Muitos se sentem aprisionados com as regras e limites impostos por seus pais ou responsáveis. Não veem a hora de poderem ir aonde quiserem, com quem quiserem, voltando na hora que quiserem. Não veem a hora de chegarem aos seus dezoito anos para assumirem as rédeas da sua própria vida. Grande ilusão! Pois se tem alguma coisa que realmente muda da noite para o dia quando completamos a maioridade, é a possibilidade de estarmos em outra prisão. E essa sim você deveria querer passar longe!
Quando este dia chegar, você pode até bater no peito em casa e dizer: “Tenho 18 anos agora! Vou fazer da forma que eu quiser!” Porém, certamente ouvirá: “Essa casa é minha, a cama que você dorme é minha, a comida que você come é minha e a roupa que você usa é minha. Portanto, a regra aqui dentro continua sendo minha!” A liberdade que tanto desejamos não vem com a idade, mas com a maturidade. E às vezes, completamos dezoito, vinte, trinta, cinquenta anos e, ainda continuamos escravos de algumas coisas que não tivemos a maturidade suficiente para nos libertarmos. Sonhamos com um futuro onde seremos livres de sentimentos ruins, onde não mais carregaremos o peso das algemas que nos trazem dor, tristeza, raiva, angústia e ódio. Porém, nos falta maturidade para nos libertarmos do passado.
A atitude de perdoar, diferente do que alguns afirmam, não é mexer com as coisas do passado, mas sim, olhar para o futuro. Podemos ser livres hoje! Não precisamos esperar os dezoito anos e nem mais um dia sequer para experimentarmos a liberdade das prisões que trazemos em nosso coração que nos impedem de amar. Podemos decidir perdoarmos aqueles que nos fizeram mal ainda hoje!
Oração
Peça a Deus que te ajude a começar a pensar em todos aqueles que você precisa liberar perdão. Peça a Ele que te dê forças para tomar essa atitude e se libertar dos sentimentos ruins que você trás no seu coração.