fbpx

Flechas Missionárias! | Devocional Salmo 127:4

“Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.” (Salmos 127:4)

Percebo na teologia Bíblica que a vontade do Senhor foi sempre que o homem se espalhasse pelo mundo para espelhar a glória de Deus no domínio da criação como imagem e semelhança do Senhor! Vemos diversas ordens repetidas neste sentido como em:

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:27,28).

Após o dilúvio Deus repete a mesma ordem: “E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.” (Gênesis 9:1). Vemos que como o pecado tomou conta do coração do homem, o que se multiplicava eram imagem e semelhança de um Adão caído, mas que no coração do Senhor ele nunca desistiu de seu plano de espelhar e espalhar sua imagem e semelhança, pois este sempre foi seu plano número 1! Mas agora em seu soberano plano ele escolheu uma descendência santa para isto, e que conviveria com uma descendência incrédula até o fim dos tempos.

Mas esta descendência santa espalharia o nome do Senhor pela terra como vemos na promessa feita a Abraão: “Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:1-3).

A semente de Deus prometida a Eva

Deus LANÇOU sua semente prometida a Eva lá no jardim do Éden após a queda, (cf Gn 3:15) através da descendência de Abraão que abençoaria as nações da terra e quando esta semente, que é Cristo, chegou ao mundo e cumpriu sua missão de morte e ressurreição, ele repetiu a ordem de se espalhar mais uma vez: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:19,20), “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” (Atos 1:8).

O Deus que se espalha por meio do seu povo e conquista! Que pensamento maravilhoso saber que Deus está remindo a criação através de seus filhos e sua descendência, e esta, que não foi um plano B, mas o verdadeiro plano em Cristo desde o Éden! Conforme nos afirma o seguinte texto: “E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13:8)

O amor de Deus por missões

Quero a partir do pensamento acima afirmar que Deus possui um amor imenso por missões e deseja que o homem se espalhe e reflita a glória do Senhor e seu nome por onde estiver, em santidade e nova vida! Este mesmo Deus que nos desafia a nos lançar no mundo como missionários, mas agora faz uma afirmação incrível acerca dos filhos: “Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade.” (Salmos 127:4)! Eles são como flechas prontas para serem arremessadas pelo mundo! Certo dia meu pai afirmou algo que nunca esqueci: “Filhos são criados para o mundo e não para nós”. Claro que esta afirmação não diz respeito ao “mundanismo” mas sim o mundo como local de viver.

Filhos são flechas nas mãos de um homem poderoso

É fato que devemos preparar nossos filhos para o mundo e que eles aprendam a enfrentar a vida como nós fazemos hoje, mas o detalhe do texto é que os filhos são flechas nas mãos de um homem poderoso! Os filhos são bênçãos do Senhor como afirmado anteriormente, mas também são armas de batalha que são lançadas ao longe para atingir o objetivo aos quais foram miradas no alvo, estes são os objetivos que os pais os ensinam e que se forem aqueles que glorificam a Deus então a família passa a ser uma agência missionária do Senhor! Seria esta a vontade do Senhor para as famílias? Claro que sim!

Os filhos são flechas na mão do valente porque somente os que possuem garra para entender que eles são flechas, e não bumerangues (que é jogado e depois volta), é que conseguirão educa-los para o Senhor e para ser sal e luz do mundo!

Filhos da mocidade

Outro detalhe do texto é que ele classifica que tipo de filho é este, e são os da mocidade. Porque ele faria esta afirmação? Porque quando temos filhos quando jovens podemos acompanhar o desenvolvimento deles e não nos tornamos Pais-avós. Não quero dizer que você não pode criar um filho quando tiver uma idade avançada, mas no ideal do Senhor é que os filhos possam ser acompanhados em seu desenvolvimento e para serem lançados como flechas nos alvos certos precisam de pais que tenham força e gás para correr ao lado deles e não atrás deles!

Hoje vivemos em tempos que as pessoas evitam cada vez mais o ter filhos e encaram os filhos não como projetos da mocidade, mas sim da velhice e depois de ter feito tudo que queria de sua vida aí sim posso ter filhos. Seria então os filhos o projeto da morte? Ou algo do fim de vida? Este texto afirma que não! Eles devem ser projetos da mocidade! Para que possam ser educados e lançados no lugar certo da vontade do Senhor!

Quais são os alvos que você tem mirado seus filhos?

Você tem educado seus filhos sabendo que um dia eles serão lançados como flechas para ganhar o mundo em outros lugares? Quais são os alvos que você tem mirado seus filhos? Os alvos delimitados pelo mundo ou pela vontade do Senhor? Eles irão por tudo mundo pregando o evangelho com suas vidas, profissões e filhos? Ou eles simplesmente não possuem nenhum alvo em vista do que agrada ao Senhor?

Deus deseja te orientar na educação de teus filhos e para isto você precisa clamar ao Senhor por auxílio pois estas flechas não são suas, mas pertencem ao Senhor e Ele colocou nas tuas mãos porque Ele quer que você seja o valente guerreiro que conduz sua família no plano de espelhar e espalhar a Glória do Senhor pelo mundo até Cristo voltar! Se você encarar este projeto, Deus estará com você em cada detalhe te dando sabedoria, paz e força para avançar pois este é o plano Dele para nossas famílias!

Deus nos abençoe e até a próxima!