fbpx

Carta aberta a um desinteressado sobre pecado sexual | Vida Cristã

Querido amigo, 

 Sexo é como fogo. Quando crepita na lareira, um bom fogo aquece e ilumina a sala, aumentando a alegria e o companheirismo. Mas quando o fogo é posto nos lugares errados, a casa se incendeia completamente. Sua sexualidade está se inflamando nos lugares errados? Você está tratando o pecado sexual casualmente? Como você sabe quando isso aconteceu? Deixe-me oferecer alguns testes que podem despertar sua consciência. 

 O que você está fazendo é simplesmente errado? Os males da imoralidade sexual não são difíceis de identificar. Nossa cultura torna a água muito turva e prega a doutrina de que a água suja é boa para beber. Mas a linha entre amor e luxúria é clara. Devemos tratar outros seres humanos de maneira familiar. Você nunca sexualiza uma pessoa a quem você é chamado para tratar como seu irmão ou irmã, sua mãe ou pai, seu filho ou sua filha. A sexualidade é reservada para o casamento. Você deve proteger outras pessoas, não cobiçar elas. A imoralidade consensual ainda é imoralidade. 

 Você é cativado pelo sexo? Uma dica certa é que você está preocupado. Quando algo toma muito tempo na sua mente, quando você é conduzido, quando você deve fazê-lo, você simplesmente o faz, você não pode deixar de fazê-lo, você não pode não fazê-lo, você tem um problema. Sempre que o sexo se torna obsessivo, impulsivo ou compulsivo, está se extraviando. 

 Você esconde o que está fazendo? Escondendo o que você está fazendo e o tempo que você gasta fazendo isso é outra dica clara. O mal não ama a luz (a menos que seja desavergonhada e descarada). Nos escondemos quando sabemos que algo está errado. Quando você cria um jardim secreto de qualquer tipo em sua vida, as coisas mutantes inevitavelmente crescem. Então nos escondemos dos olhos dos outros, dos olhos de nossa própria consciência, dos olhos de Deus. 

 Você usa o sexo como refúgio? O tédio, o estresse, a solidão e a dor nos levam a procurar uma fuga. Você tenta fugir do desconforto ou mascarar a dor? Nós estamos destinados a olhar dor nos olhos, para apreender a experiência, para trazê-lo em mãos para o nosso Deus, para pedir ajuda, para encontrar refúgio, e depois para fazer o que pode ser feito de forma construtiva, embora parecendo sendo pequenos os nossos poderes. 

 Se você está sendo indiferente ao seu pecado sexual, espero que minha lista desperte um sentimento adequado de desconforto. Incêndios estão queimando fora da lareira. Algo não está certo com o seu comportamento sexual? Você é filho da luz – não ande na escuridão! O ponto de vista de Deus é bom, correto e verdadeiro. Ele chama você. Ande como filho da luz – pois o fruto da luz é encontrado em tudo o que é bom, justo e verdadeiro. O Deus que nos convida para o que é bom também nos adverte do que é ruim. Você pode ter certeza disso: todo aquele que é sexualmente imoral não tem herança no reino de Cristo e de Deus. Não deixe ninguém enganar você com palavras vazias. Por causa dessas coisas, a ira de Deus vem sobre o desobediente. Essa é a essência de Efésios 5: 5–9: 

 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto, não sejais participantes com eles. Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade) 

Pela misericórdia de Cristo, você viverá uma vida mais brilhante, mais amorosa e mais frutífera.

 Leve isso ao coração. Não deixe a pressão dos colegas ou a cultura enganar você. Pela misericórdia de Cristo, você viverá uma vida mais brilhante, mais amorosa e mais frutífera. 

 Como você muda? Existem muitas facetas dessa grande questão, mas vou apontar para quatro. Primeiro, o ponto de partida para a mudança é dizer: “O que estou fazendo é errado”. Esse reconhecimento faz você apontar na direção certa. 

Mas Deus não apenas diz para você se moldar. O segundo passo é perceber “Eu preciso de misericórdia do meu pai. Eu preciso que ele me ame e me perdoe. Eu preciso de sua força e perdão. ”Reconhecer-se errado leva à consciência de que você precisa de algo que só Deus pode lhe dar – algo que ele livremente dá. Ele se entrega em Jesus Cristo. 

 O terceiro passo na mudança é agir sobre isso. O Senhor chama você para buscá-lo, para encontrá-lo e para receber o que mais precisa. O Salmo 25:11 traz isso à vida: 

 Por causa do teu nome, SENHOR, perdoa a minha iniquidade, que é grande.

 Encante-se no cuidado de seu pai. Encontre graça e ajuda de fora de si mesmo. Procure e você encontrará a misericórdia de que precisa. 

 O quarto passo não é realmente um passo, é um estilo de vida. É aprender o que significa caminhar no que é “bom, justo e verdadeiro”. Isso tem muitos aspectos diferentes que funcionam em nossas vidas em momentos diferentes. Escolha passar tempo com diferentes companheiros. Coloque o software de filtragem em suas telas. Configure a responsabilidade real com alguém da sua confiança. Faça o tipo de mudança de estilo de vida que o tira do caminho de onde você se meteu em problemas. Jesus usa uma imagem vívida de como lidar com nosso próprio mal. Se a tua mão te faz pecar, corta-a; se o seu olho faz com que você peca, retire-o. Ele nos choca em uma amputação radical do mal. E, claro, nenhuma dessas batalhas é uma e outra. Deus pretende trabalhar em você uma determinação para levar a sério o que está errado, precisar dele, buscar o que é certo. É uma luta contínua. 

 Aqui está uma das coisas mais úteis que ouvi no início da minha vida cristã. Pense na sua alma como um quarto. Quando você está em pecado, aquela sala está cheia de forças obscuras, pessoas negras e escuridão. Há duas maneiras de se livrar da escuridão em sua alma. Uma maneira é expulsar, lutar, resistir e rejeitar. O outro jeito é encher a sala de luz. Como sua vida se enche de pessoas melhores, coisas melhores para fazer e mais razões para viver na luz, então há menos espaço para a escuridão. 

 Jesus Cristo faz um belo chamado. Ele convida você a viver uma vida radical. Ele desafia as pessoas que acham que não há problema em fazer errado. Ele desafia pessoas que pensam que superaram valores culturais ultrapassados. Ele desafia as pessoas que pensam que as suposições culturais atuais são boas, corretas e verdadeiras. Não acompanhe a multidão. Não se deixe levar pela cultura. Faça o que Flannery O’Connor disse que deveríamos fazer: “Empurre contra a idade com tanta força quanto ela for contra você”. Viva a luz do dia, não nas sombras e na escuridão. 

 Encontrar as misericórdias de Cristo e aprender a andar em sua luz é corajoso. Tem um impacto nas pessoas ao seu redor. Você demonstra o Senhor. Isso é maior do que qualquer um de nós individualmente. Em um mundo onde a luz está saindo sobre os direitos sexuais e os erros, você tem a oportunidade de acender as luzes. 

 Originalmente publicado em inglês como: “An Open Letter to Those Nonchalant about Their Sexual Sin” por David Powlison. Usado com permissão da Crossway, a publishing ministry of Good News Publishers, Wheaton, IL 60187, www.crossway.org.  Traduzido por Igor José Santos Ribeiro