Uma Última Tragada | YOLO | Devocional para adolescentes

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano. Salmos 143:10

Ainda bem que nascemos sem conhecimento algum sobre a vida e o que esta nos reserva. Assim, ninguém pode nos exigir que façamos nada, sem que antes tenhamos um tempo de preparo. Tudo o que nos pedem para fazer, praticar ou desenvolver, acontece gradativamente, passo a passo. Inclusive andar!

Sou dez anos mais velho que meu irmão. Lembro-me quando ele completou um ano de idade. Estava começando a dar os seus primeiros passos. Fizemos uma festinha em casa só com alguns familiares. Ele ficava sentadinho em uma poltrona no canto da sala e, a cada dois minutos, levantava e vinha quase que tombando para os lados até a mesa para buscar um salgadinho. Primeiros e pequenos passos, porém essenciais no seu desenvolvimento!

A última tragada

Um tempo atrás conheci um rapaz que hoje é pastor. Ele me contava que durante mais de dez anos foi muito viciado em maconha. Até que um dia, com um cigarro aceso, Deus lhe tocou e lhe pediu para abandonar o vício. Ele então chorando, respondeu em seu coração: “Senhor, vou abandonar! Mas antes, vou dar essa última tragada!” E de fato foi o que aconteceu. Hoje, já faz vinte anos que ele não põe um cigarro na boca. Mas tudo começou com aquele primeiro passo que foi dado após aquela última tragada.

Deus não nos pede que mudemos nossa vida radicalmente da noite para o dia. Até porque Ele nem nos conta da noite para o dia o que precisamos mudar. Tudo acontece dentro do tempo que Ele mesmo determinou. Enquanto vai nos ensinando e nos fortalecendo, nós vamos nos arrependendo e sendo transformados.

Você pode até viver em um ambiente de sofrimento. Mas não precisa deixar que o sofrimento viva em você. E para que isso aconteça, é preciso dar um passo certo de cada vez. Quando confiamos em Jesus e dependemos dEle para enfrentarmos os problemas e sermos curados de nossas feridas, precisamos dia a dia, abandonar aquilo que nos faz sofrer, mudar aquilo que nos impede de caminhar e trazer pra perto o que nos ajuda a vencer.

Um pequeno passo certo de cada vez. Sempre na dependência de Jesus e do perdão que Ele já nos deu na cruz! E aí, muito em breve, quando olharmos para trás, veremos que dos muitos pequenos passos que demos, já estaremos percorrendo um novo e vivo caminho.

Oração:

Talvez Deus já tenha te mostrado o próximo passo que você precise dar. Se não, peça a Ele sabedoria e discernimento para que possa compreender a Sua vontade. Se você já sabe, peça a Ele forças para mudar! Não se preocupe com os passos que virão a seguir. Concentre-se no próximo apenas e fale dele ao Senhor em oração.