fbpx

O Supremo Bom Pastor | Devocional Salmo 23 (Introdução)

“O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.” (Salmos 23:1)

Estamos hoje iniciando mais uma caminhada em mais um maravilhoso salmo! E este salmo em especial é a pérola dos salmos de relacionamento de Deus com o homem. E quero exatamente iniciar nesta introdução refletindo sobre este assunto: “relacionamento com Deus”.

Relacionamento com Deus

A realidade do povo judeu era de pastores que viveram por muito tempo em tendas e peregrinos e até mesmo não vistos com bons olhos por outras nações por serem um povo de pastores de ovelhas (Gn 46:34). Mas o rei Davi, escritor deste salmo, era também um pastor de ovelhas e colocou toda sua experiência pastoral neste texto fazendo um paralelo com a vida de que se relaciona com o Senhor quando diz que o Senhor é o seu Pastor, sendo, portanto, ele a ovelha do Senhor!

Mas os paralelos de relacionamento de Deus com o seu povo não para apenas neste salmo no que se refere ao pastoreio divino do Senhor sobre seu povo. Vemos este assunto retornar no novo testamento nas palavras do nosso Senhor Jesus Cristo: “Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.” (João 10:11). Existe algo magnífico na figura do pastor e na figura das ovelhas e por isso este salmo expressa o relacionamento de Deus para com o seu povo amado!

Você é ovelha do Senhor?

Mas antes de nós começarmos esta viagem neste maravilhoso salmo, preciso tocar em um tema muito importante! Você é ovelha do Senhor? Quero te perguntar isto porque se você não faz parte do rebanho do Senhor então este salmo não pode se aplicar a você pois o Senhor cuida apenas de seu rebanho e das ovelhas de seu aprisco com o amor demonstrado neste salmo, mesmo que Ele seja um Deus de amor e pode até mesmo amar os que o odeiam, mas este relacionamento expresso neste salmo não pode ser entre um pastor e uma ovelha que não pertence a ele até mesmo que pode não ser nem uma ovelha ainda que tenta ser pastoreada pelo Supremo-Pastor.

Jesus Cristo, o Bom Pastor

Quero voltar para o texto onde Cristo se coloca como o Pastor: “Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.” (João 10:14-16)

Quero que você atente para o momento em que Jesus diz que elas ouvirão a voz dele, ou seja, quem ouve a voz do Pastor é porque pertence ao rebanho Dele! E ainda mais em outro momento quando ele diz: “Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.” (João 10:26-29)

As ovelhas do Senhor ouvem a voz do Senhor e reconhece esta voz e ainda seguem esta voz! Este relacionamento não é unilateral e sim algo que se reflete de ambos os lados entre o pastor e suas ovelhas! Você pode através deste texto reconhecer que ainda não é uma ovelha do Senhor porque não tem obedecido a Palavra do Senhor mas tem tentado viver um relacionamento unilateral onde o Senhor serve aos seu propósitos pessoais como se ele fosse um tipo de gênio da lâmpada.

São muito os que hoje dizem que determinam, decretam e tudo mais como se eles fossem o Senhor e Jesus fosse a ovelha e isso não convém a vontade do Senhor pois quem nos guia é o pastor e não nós que o guiamos conforme nossas humanas e limitadas opiniões! Cuidado para você não estar neste pecado!

Se você não tem buscado na Palavra a direção da sua vida e ouvido a voz do Senhor então você precisa se arrepender de seu pecado e voltar-se ao supremo-pastor e entrar no seu rebanho ouvindo a sua voz e o seguindo! Sabe porque? “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele.” (João 14:21) Então a quem você ama? A si mesmo ou ao Senhor? A quem você deseja seguir? Seu próprio coração ou ao Senhor? Quero finalizar no seguinte texto:

Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador. Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.” (João 10:1-4)

Se concentre na voz do Supremo Bom Pastor

Encontre no meio das muitas vozes que hoje estão no mundo, a voz do supremo pastor e o siga e isto você encontrará nas escrituras e na boca de homens fiéis pregadores do evangelho e que não são o supremo-pastor mas são os pastores falhos e humanos que Deus escolheu para revelar o caminho e a voz do supremo pastor de nossas almas! Escutem a voz da Palavra e assim escutará a voz do Senhor! Renda-se ao Senhor e diga em alto e bom tom: O SENHOR É O MEU PASTOR!

Deus nos abençoe e até a próxima!


O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.
Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda.
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Salmos 23:1-6 – Almeida Corrigida e Fiel


O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.
Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranqüilas;
restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.
Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice.
Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.

Salmos 23:1-6 – Nova Versão Internacional