fbpx

Todo pensamento cativo de Deus | Reflexões

“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e, sim, poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo. ” (2 Coríntios 10.4,5)

Alguns pesquisadores calculam que 10,000 pensamentos passam pela cabeça humana por dia. Significa 3.500.000 por ano, ou mais de 200 milhões numa vida! Se somos o que pensamos, quem é você? Mudança bíblica, verdadeira, começa com a renovação da nossa mente.

A renovação acontece de dentro pra fora

Romanos 12.2 diz, transformais-vos pela renovação da vossa mente! Essa renovação envolve um processo de auto-exame, o que podemos chamar uma vida “coração-cêntrica”. Infelizmente, a maioria das pessoas só focaliza coisas externas, e não questões “essenciais” (ou seja, da essência do seu ser). Como certo filósofo disse, “A vida não examinada não vale a pena ser vivida!”

O cristão examina sua vida à luz da Palavra de Deus, que discerne motivos e intenções do coração (Hebreus 4.12,13). Mas lembre-se: nosso coração é traiçoeiro, mais escorregadio que sabão (Jeremias 17.9,10)! Deus nos deu a Palavra para revelar para nós mesmos quem somos, e quanto precisamos dEle.

Entre a miséria e a Graça

A vida cristã é uma vida de tensão entre a contrição causada pelo conhecimento da miséria do meu coração, e o agradecimento pela obra de Cristo na cruz. Se focalizarmos somente a miséria do coração, ficaremos atolados no desânimo. Precisamos “pregar o Evangelho a nós mesmos”, correndo para o trono que jorra graça para obtermos misericórdia e graça em tempo oportuno (Hebreus 4.15,16).

Somente assim é que levaremos cativo todo pensamento à obediência de Cristo.