fbpx

Pecaram contra mim | Devocional Salmo 51:4

“Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas. De modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.” (Salmos 51:4)

Sabemos nas história deste salmo que Davi adulterou com Bateseba, a mulher de Urias, um valente e honrado soldado que foi assassinado a mando do rei que queria esconder seu pecado, mas que foi confrontado por Natã, e caiu em si de seu erro terrível que levou a morte do soldado, a destruição de uma família e a vinda ao mundo de um bebê como fruto do pecado que logo morreu ao nascer. Quanta dor tristeza e sofrimento além de todos os efeitos sequentes na família de Davi, como vemos no relato bíblico de que o perdão foi dado a Davi mas o pecado cobraria seus efeitos na vida do rei e muito aconteceu depois.

Coração quebrantado

Mas quero que analisemos uma percepção interessante de um coração quebrantado diante de Deus e de seu pecado. Todos os pecados, na prática foram cometidos contra Bate-seba, Urias, Israel e etc, mas olha o que o salmista diz: “Contra ti, só contra ti, pequei e fiz o que tu reprovas.” Como pode? Em nenhum momento vemos Davi se levantar contra Deus diretamente aqui? Mas na realidade ele afirma aqui uma verdade que muitos desconhecem e esquecem, e que se torna essencial a uma vida de comunhão com Deus. TODO PECADO É CONTRA DEUS! Você sabia disto? Tudo que você faz de errado contra os outros, primeiro, foi contra Deus acima de tudo! TODO PECADO É CONTRA DEUS! Entenda isso!

Motivos para todo pecado ser contra Deus

Por alguns motivos que quero pontuar aqui.

  1. Somos criaturas de Deus que a princípio vivemos em uma condição de pecado porque nos rebelamos contra nosso criador. Esta rebelião nos levou a provar os efeitos sequentes do pecado que nos faz quebrar nossos relacionamentos com os outros sendo estes apenas os efeitos da queda quando pulamos no precipício do pecado na busca de fortes emoções longes de Deus. Portanto o pecado e seu efeitos começaram quando pecamos primeiro contra Deus! Tudo o que veio depois é apenas resultado natural disto.
  2. Deus sabe que só podemos contemplar a verdade ao sermos iluminados por sua luz e por isto os dois principais mandamentos são amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo, ou seja, para amar os outros temos que primeiro amar a Deus e receber sua luz em nós para então amarmos o próximo. Também é impossível dizermos que amamos a Deus se não vivenciarmos um amor aos outros de modo visível pois Deus também fala isto em João:

“Amados, amemo-nos uns aos outros, pois o amor procede de Deus. Aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Foi assim que Deus manifestou o seu amor entre nós: enviou o seu Filho Unigênito ao mundo para que pudéssemos viver por meio Dele…Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém afirmar: “Eu amo a Deus, mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão.” (1 Jo 4:7-9,19-21)

Sobre amar ao próximo

Portanto irmãos, existe uma correlação muito forte entre o amor a Deus como fonte e uma demonstração física e visível de amor ao próximo! Portanto pecar contra o próximo tem uma relação muito forte com o pecar contra Deus, pois não amar ao próximo já revela uma falta de amor a Deus. Isto me leva a entender que todo pecado é contra Deus, porque todo pecado começa no coração onde Deus sonda e conhece e onde nós deixamos Ele assentar ou não no trono de nossa vida.

Quando pecamos externamente é nada mais que um resultado de termos arrancado ao Senhor do trono de nosso coração e deixamos o pecado se apossar daquela área de nossa vida e por isso o que acontece externamente é apenas o resultado final do que já fizemos contra Deus em nosso coração! Você entende isso? Você entende que a vida espiritual começa internamente e o externo são apenas os resultados visíveis do que acontece dentro de nós!

Por isto a hipocrisia não combina com a verdadeira vida cristã porque as máscara não representa um relacionamento verdadeiro com Deus e sim um desejo de impressionar os outros e satisfazer o pecado do coração. Se você entende isto, então meu irmão, reconheça que tudo que você tem feito contra os outros com falta de amor e desejos pecaminosos já agrediu ao Senhor muito antes de sair pela sua boca ou ações.

Arrependa-se

Você já está agredindo ao Senhor a muito tempo em seu interior e por isto você tem vivido uma vida tão vazia de comunhão e alegria no Espírito! Arrependa-se de seu pecado e entenda que sempre foi contra Deus em primeiro lugar! Seu problema não é com sua sogra, amigo, esposa, irmão da igreja, pastor e etc mas seu problema é com Deus! Se você reconhecer isto então estará apto para a segunda parte do verso:

“de modo que justa é a tua sentença e tens razão em condenar-me.” (Sl 51:4b)

Um pecador verdadeiramente arrependido tem o desejo pela misericórdia e perdão de Deus, mas Ele não tira nunca a razão do Senhor de querer condená-lo e sua justiça em lança-lo aos vergões do inferno!

Um verdadeiro arrependido não cobra seus “direito”

Certa vez vi uma frase de um teólogo que dizia que no inferno tem mais pessoas que acham que deveria ir para o céu e no céu tem mais pessoas que acham de mereciam o inferno. Porque isto é o sentimento do verdadeiro arrependido! De que só está diante de Deus por pura misericórdia, e sabe a malignidade de seu pecado e sua rebelião contra Deus, e o quanto merece a condenação! Um verdadeiro arrependido não cobra seus “direito”, pois sabe que não tem e sabe que merece a condenação apenas como pagamento de seu estilo de vida.

Desarme-se diante de Deus pois nunca iremos prevalecer diante da santidade dele se não nos ajoelharmos e clamarmos por misericórdia e pelo sangue de Cristo em nossa vida! Deus quer restaurar primeiro seu relacionamento com Ele para então refazer tua vida com todos os que estão ao teu redor. Deus está aqui para te perdoar mas venha até Ele como o salmista tem se apresentado!

Deus nos abençoe e até a próxima!