fbpx

“Nascidamente” pecador | Devocional Salmo 51:5 e 6

“Sei que sou pecador desde que nasci; sim, desde que me concebeu minha mãe. Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.” (Salmos 51:5,6)

Filho de peixe, peixinho é! Mas e filho de crente é o quê? Incrédulo até que seja convertido! Esta conhecida frase nos faz lembrar que nossos filhos precisam ser evangelizados pois são pecadores que nasceram com a semente do pecado neles e por isso carecem da graça do Senhor como todos os outros. A fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus e não pelos genes da reprodução humana. Precisamos entender que a morte veio ao mundo por Adão e por isto todos pecaram, ou seja, Adão transferiu para nós sua natureza de pecado e por isto estamos sempre inclinados a odiar as coisas do Senhor e sua Lei. Somos apenas cópias de Adão.

Não merecemos do Senhor nada além da condenação

O salmista neste ponto faz uma afirmação interessante que nos faz lembrar de onde viemos e porque não merecemos do Senhor nada além da condenação. É importante afirmar que o salmista não está usando este pensamento para justificar seu pecado, mas para lembrar a si mesmo de onde ele veio e que sua natureza caída nunca combinaria com a santidade de Deus. Ele nos faz lembrar que assim como a gravidade puxa pra baixo a natureza do pecado em nós lança no inferno de modo natural e sendo deixados no fluxo natural da vida neste universo. Lembrar disto é importante porque só entendemos o tamanho do amor de alguém quando olhamos para quem ama e para quem é amado. Um Deus santo, santo e santo e que em nada precisa de nós amando alguém sujo, sujo e sujo e que é totalmente dependente dele e naturalmente rebelde para com Ele! Que amor! Que amor! Que amor! Tudo fica mais tenso e estranho quando olhamos para o outro verso quando ele diz:

“Sei que desejas a verdade no íntimo; e no coração me ensinas a sabedoria.” (Sl 51:6)

O salmista apresenta um contraste aqui de um homem que nasceu com sua essência de pecado e um Deus que ama a verdade na intimidade. Como pode dois seres tão diferentes se relacionarem? Ele mesmo explica que o Senhor ensina no coração, ou seja, no mais íntimo do homem Deus age e nos dá um novo coração e uma nova vida como dito quando aquele que está em Cristo é nova criatura e as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo! Deus mandou seu filho ao mundo morrer no lugar de pecadores, derramar seu sangue pagando o preço de nossa liberdade, nos dando um novo coração e uma nova vida em Cristo sabe por quê? Porque Ele ama a verdade no coração e não apenas externamente! Ele nos ensina e escreve no coração sua verdade! Que Deus maravilhoso e amoroso!

Pecadores por natureza, mas divinamente amados por Deus

Somos pecadores por natureza mas divinamente amados por Deus, e por isto devemos sempre nos lembrar desta compaixão e nos motivar a buscar o Senhor e largar o pecado! Não combina um relacionamento entre alguém que ama a verdade no íntimo com alguém que ama o engano e por isso o preço foi pago para nos libertar do engano! Cristo é a reposta que você precisa para ser liberto do pecado e da morte! Nascemos pecadores, mas em Cristo podemos morrer santos! Somente em Cristo o preço já foi pago!

Como tem estado a sua vida meu irmão? Você reconhece que nasceu em pecado, mas que o senhor quer te libertar e se relacionar com você porque o preço já foi pago? Se você entendeu isto e teu coração queima então onde estiver se entregue a Jesus! Ele te receberá!

Deus nos abençoe e até a próxima!