fbpx

O “cantinho” da disciplina | Devocional Salmo 51:8

“Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.” (Salmos 51:8)       

Eu lembro quando criança já recebi duras lições de moral dos meus pais e que me deixaram na hora extremamente frustrado e triste. Me lembro que sentia um peso no corpo como se alguém tivesse jogado um saco de cimento em cima de mim. Você já se sentiu assim quando foi repreendido por alguém que tinha muita razão do que estava dizendo? Difícil né? A decepção consigo mesmo é um sentimento tão difícil de suportar, mas extremamente necessário para aqueles que precisam corrigir suas vidas. 

A Bíblia nos ensina que o Senhor nos trata como filhos, e assim como a filhos, Ele nos disciplina em nossas falhas. Isto serve para nosso crescimento e alegria apesar de produzir uma tristeza por um pouco de tempo mas serve para produzir furtos eternos de santidade em nós! Ele também afirma que se alguém vive em pecado e não é repreendido pelo Senhor é porque não é Filho do Senhor. E você tem sido filho ou bastardo? Leia atentamente o texto abaixo: 

Dores ou correção?

“Estais esquecidos da palavra de animação que vos é dirigida como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor. Não desanimes, quando repreendido por ele; pois o Senhor corrige a quem ama e castiga todo aquele que reconhece por seu filho. Estais sendo provados para a vossa correção: é Deus que vos trata como filhos. Ora, qual é o filho a quem seu pai não corrige? Mas se permanecêsseis sem a correção que é comum a todos, seríeis bastardos e não filhos legítimos. Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida? Os primeiros nos educaram para pouco tempo, segundo a sua própria conveniência, ao passo que este o faz para nosso bem, para nos comunicar sua santidade. E verdade que toda correção parece, de momento, antes motivo de pesar que de alegria. Mais tarde, porém, granjeia aos que por ela se exercitaram o melhor fruto de justiça e de paz. Levantai, pois, vossas mãos fatigadas e vossos joelhos trêmulos. Dirigi os vossos passos pelo caminho certo. Os que claudicam tornem ao bom caminho e não se desviem.” (Hebreus 12:5-13) 

Diante do texto acima, será que suas dores não tem sido correções do Senhor? Não tem sido o amor de Deus por você te chamando a atenção ao erro? Ore ao Senhor e pergunte ao Ele em meio ao sofrimento o que você precisa aprender e esteja pronto a ouvir ao Senhor em sua repreensão!

Não estou dizendo que todo sofrimento é pecado ou repreensão, mas que o Espírito Santo nos revela quando nossos sofrimentos são repreensões de Deus! O objetivo do Senhor não é te destruir, mas te restaurar, te corrigir para que você possa conhecer ainda mais ao Senhor e poder sentí-lo com todo o teu ser! Então alegre-se que o Senhor te trata como filho e não como bastardo! Ele quer o melhor pra você então desta forma você sabe que o Senhor deseja reestabelecer a alegria no teu coração como dito pelo salmista neste verso:   

Clamor de misericórdia

“Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.” (Salmos 51:8)    

Deus havia em sua disciplina para com Davi, quebrado seus ossos e que estes estavam trazendo dor ao salmista, como consequência da repreensão do Senhor pelo pecado de seu filho. Mas o salmista em seu clamor por purificação, clamor por misericórdia e desejo de restauração pedia ao Senhor que pudesse ouvir um júbilo de alegria! Ele sabia que só o senhor poderia o alegrar novamente pois Ele é a fonte da verdadeira alegria! Na sequencia deste salmo vimos que Davi se achega a Deus já clamando por sua misericórdia, reconhecendo o seu pecado, reconhecendo sua condição e natureza inclinada ao pecado, mas ele logo lança sua esperança no perdão restaurador do Senhor e no banho purificador de Deus em sua vida!  

Você, como tem se achegado a Deus, como você tem aceitado as repreensões do Senhor em sua vida? Você tem culpado o Diabo por tudo, como alguns fazem ou tem reconhecido que o Diabo tem sido você mesmo em suas escolhas erradas? Deus está te corrigindo porque te ama então aceite sua repreensão e clame por aprendizado e restauração e assim Ele cumprirá em sua vida seu maravilhoso plano! 

Deus nos abençoe e até a próxima!