“‘Farei cicatrizar o seu ferimento e curarei as suas feridas’, declara o Senhor.” Jeremias 30:17a
A academia com certeza não está entre os meus lugares preferidos para estar. Acho que ela não entra nem no meu top 50. Em algumas noites eu até vou dormir motivado em acordar mais cedo para praticar algum exercício. Porém algum evento sobrenatural acontece durante a noite que quando eu acordo a vontade já passou!
Dizem que esse evento não é tão sobrenatural assim e, que o nome dele é “preguiça”. Mas não sei se é só isso. Por mais que toda semana eu use os mesmos equipamentos na academia, sempre fico na dúvida se estou fazendo o exercício da forma correta, com a carga ideal e com o corpo na posição que não prejudique a minha coluna. Isso também acaba me desanimando um pouco!
Por isso, quando vou, meu equipamento favorito é a esteira. Ela não tem segredo, basta caminhar – e isso eu ainda sei fazer! Mas ela também tem os seus perigos. Esses dias, um menino enquanto corria do meu lado, deu bobeira e espatifou no chão.
Você já deve ter visto uma cena assim. A gente até sente dó, mas não consegue ficar sem rir! E o mais engraçado nem é o tombo, mas a reação imediata que a pessoa toma. Uns começam a amarrar o cadarço, outros sentam no chão e, alguns, como circula em um vídeo na internet, chegam ao ponto de começarem a fazer abdominal. Tudo para fingirem que nada aconteceu! O pior é que quando agem dessa forma, além de não podermos ajudar, temos que segurar o riso!
Interessante que às vezes fazemos a mesma coisa com as quedas, tombos, feridas e dores que trazemos em nossa vida. Fingimos que nada aconteceu. Fingimos que estamos bem. Que nossa família vive em paz. Que o passado não nos machuca. Que não temos ódio de ninguém. Que somos completamente felizes. E que tudo está melhorando. Mas apenas fingimos! E às vezes fingimos tão bem que chegamos ao ponto de acreditarmos na nossa própria mentira.
Mas basta um momento em silêncio, um dia nublado ou uma noite solitária para lembrarmos que tudo é ilusão. Podemos esconder de alguns ou até de todos os problemas que nos aflige, mas não poderemos nunca esconde-los de nós mesmo! Nega-los é uma tentativa de autodefesa, mas, na verdade, só impede a chegada de ajuda, nos afasta das pessoas e prolonga a nossa dor.
Oração: Se você tem negado alguma coisa que aconteceu em sua vida, família ou em qualquer um de seus relacionamentos e, por isso, carrega um segredo já há algum tempo que te faz sofrer e te afasta de pessoas que querem te ajudar, peça a Deus em oração que te ajude a começar hoje um processo de cura dessa ferida. Peça a Deus que te ajude a compartilhar com alguém que possa realmente te ouvir, apoiar e te mostrar o caminho para que suas dores sejam eliminadas em Deus.