fbpx

Devocional no Salmo 91:10 | O mal e a praga

“Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.” (Salmos 91:10)

Quero iniciar esse devocional com algumas palavras de um pastor que, mesmo depois de sua morte, ainda influencia muitos dos que sofrem. Com as palavras de quem viveu a depressão profunda durante grande parte de sua vida mas venceu cada batalha em Cristo e demonstrou um ministério produtivo para a Glória de Deus, falo do Pastor Charles Spurgeon.

Ele tem sido um dos que influenciam meu ministério profundamente com sua história de vida e escritos. Quero citar um trecho da interpretação dele para este salmo:

“É impossível que qualquer mal aconteça ao homem que é amado do Senhor; as mais esmagadoras calamidades somente podem encurtar a sua jornada e precipitá-lo à sua recompensa. O mal, para ele, não é mal, mas apenas bem, sob uma forma misteriosa. As perdas enriquecem, a doença é o seu remédio, a censura é sua honra, e morte é ganho para ele. Nenhum mal, no sentido estrito da palavra pode acontecer a ele, pois tudo é convertido em bem. Feliz é aquele que está em tal situação. Ele está protegido, quando outros estão em perigo, ele vive onde outros morrem.”

O viver é Cristo e o morrer é lucro

Paulo disse: “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro”. A morte para o homem de Deus é o fim de uma jornada aqui e o encontro com o Senhor na eternidade. Um fim glorioso para uma história de vida de tribulações momentâneas, mas com um peso eterno de Glória.

Olhe para sua vida não como apenas um vapor, mas como uma alma eterna em Cristo que foi resgatada e está escrevendo uma história eterna para a Glória de Deus.

As tribulações demonstram a soberania de Deus

As tribulações são passagens de um grande história de vida que se escreve e aponta pra vitória de Cristo na cruz!

Esse salmo ajuda a ampliar nossa visão de eternidade e soberania de Deus em nossa vida. Volto a afirmar aqui que não se trata de ausência de tribulações ou vitórias vazias do ponto de vista humano, porque se você busca apenas vitórias visíveis em sua vida, e não aquelas espirituais e eternas, então você está a esperar apenas nessa vida.

Olha o que Paulo disse sobre isso: “Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” (1 Coríntios 15:19)

O uso do Salmo 91 na tentação de Jesus

Quero entrar agora em um mérito interessante: O diabo quis usar este salmo para influenciar a Cristo de maneira equivocada durante a tentação, mas vamos ver o que aconteceu.

Satanás ofereceu parte desse salmo como amuleto para Jesus, como forma de fazer tudo sem se ferir. Mas a resposta ouvida foi “Não tentarás ao Senhor teu Deus”.

Mas espere, Cristo sofreu e foi torturado e morto, mesmo sendo fiel a Deus, então será que este salmo falhou pra Jesus? Não!

A vitória de Cristo na cruz

Olhe com os olhos da eternidade! Jesus disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33). Ele venceu, sabe porquê? Porque sofreu, morreu e ressuscitou, e hoje está à destra de Deus e reinará eternamente!

Se parássemos só na cruz tudo estaria perdido, mas a eternidade abre as portas para nós na ressurreição. Por isso entendemos quando Isaías diz: “Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniquidades deles levará sobre si.” (Isaías 53:11)

O trabalho da alma sofrida de Cristo, o “mal e a praga” (olhando como homem poderíamos pensar que ele estava sendo derrotado) em sua vida, trouxeram a vitória sobre o mundo!

Portanto, nenhum mal nos sucederá, nem praga alguma chegará porque nenhuma delas é o fim da historia para os que Deus chamou para sua Glória.

Lutas vêm e vão, mas a obra de Deus em nossa vida permanece, fique firme que mesmo que tribulações terríveis cheguem a nossa tenda. Como Spurgeon disse, é o bem misterioso de Deus se mostrando de formas estranhas para nós, mas que produzem algo eterno em nossa alma.

Busque ao Senhor Ele tem as respostas que você precisa.

Até a próxima!