Leia os capítulos anteriores da nossa série de devocionais nos Salmo 91, reflexões sobre os versículos 1, 2 e 3 desse maravilhoso texto bíblico.
“Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.” (Salmos 91:4)
Como a galinha protegendo seus pintinhos
Você já viu como uma mãe pássaro protege seus filhinhos e os aquece? Como uma galinha cuida de seus pintinhos e os mantém aconchegados?
Nesta parte do salmo é onde sentimos o cuidado do Senhor para com os que o consideram refúgio e fortaleza. Você pode se sentir sozinho e desprotegido, mas Ele está a cuidar de sua vida, como a galinha e o pássaro dos seus filhotes!
O cuidado de Deus para conosco
Podemos muitas vezes achar que estamos sós, mas este salmo nos lembra que Deus sabe que somos frágeis e precisamos de cuidado. Ele se compara a figura do cuidado das aves com seus filhotes.
São verdades profundas, que precisamos nos apegar e confiar para passar por aflições sabendo que Ele está conosco!
A verdade como escudo e broquel
Mas ataques poderão vir contra nós. Lutas vão ser travadas e ataques fortes virão e precisamos de defesa.
O salmo põe a verdade como escudo e broquel. Este tipo de escudo estava preso ao braço do soldado e era facilmente erguido durante ataques para protege-los de flechas, espadas e lanças.
A verdade de Deus é escudo porque nela podemos estar cientes de que sua fidelidade não falhará!
Quando vivemos conforme a vontade do Senhor, edificamos nossa vida sobre a Rocha que nos dá segurança. Se as circunstâncias vierem a mudar, a casa estará firme sobre uma base sólida!
A verdade nos dá confiança porque quando a usamos como lâmpada para os nosso pés e luz para nosso caminho, podemos ficar felizes sabendo que mesmo na mais densa floresta sabemos que estamos no rumo certo.
A verdade é isso: confiança, direção certa e firmeza para construir. Então por que não poderia ser um escudo que nos livra das mentiras, falsidade e maledicências levantadas contra nós? Estamos seguros a usar o escudo da verdade do Senhor sabendo que esta verdade nunca falhará.
Este salmo parece falar muito mais sobre nosso estilo de vida do que sobre o que Deus pode fazer por nós. Ele nos apresenta um Deus pronto e acessível, com poder soberano, capaz de nos ajudar. Mas nos apresenta como seres frágeis e limitados, que precisam afirmar para nossa incredulidade que Ele é escudo de proteção, fortaleza e refúgio das guerras, asas de aconchego e protetor contra os males repentinos e enganosos como laços e pestes.
Quem poderia sabendo de tudo isso ainda permanecer aflito sem ao menos pensar que o problema está em sua incredulidade e não em um Deus maravilhoso e cuidadoso com os que o temem?
Conheça a Deus e o ame ainda mais por ser Ele que é! Até a próxima!