“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra. Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.” (Salmos 91:11-13)
Crente super-herói?
Nessa parte do Salmo 91, afirma-se que os anjos são enviados para que guarde os caminhos o servo de Deus, para que nem mesmo pedras firam seus pés. Ele pode pisar leão, cobra e nada de mal acontece!
Chega a ser cômico achar que os crentes podem usar este salmo e dar uma de super-herói por aí com superpoderes e músculos de aço. Não é isso que este salmo quer dizer!
Não podemos nos deixar contaminar com a visão limitada e temporal de prosperidade humana. Se fizermos isso, acabaremos trabalhando para Hollywood em filmes de super-heróis, ou cometendo equívocos teológicos do tipo: “sou filho do dono do outro e da prata então posso tudo no que me fortalece!”. Não! Fuja disso, pois são sutilmente palavras do Diabo.
Vou provar isso com a própria Bíblia, vamos para a história de Cristo:
“Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.” (Mateus 4:5,6)
As palavras do Diabo foram do tipo: Tome posse da sua benção meu irmão! Você pode, então determine! Não aceite essa situação! Olha a promessa de Deus!
Mas vamos ver a resposta de Cristo:
“Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.” (Mateus 4:7)
Mas como?! Jesus não tomou posse da benção!? Não determinou?! Simplesmente aceitou a situação? Claro que sim! Pois ele estava submisso ao pai e o plano do Pai para a vida Dele.
As promessas de Deus para nossas vidas
É nesse ponto que o salmo dá um nó em nossa cabeça. Como tantas promessas maravilhosas não podem se cumprir em minha vida? Quero te responder que podem sim e não! Confundi mais ainda?
O segredo do salmo está na visão da eternidade em Deus, não nas circunstâncias que nos circundam. A história do universo não gira em torno de nós mas em torno da glória de Deus.
Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Gigantes podem cair no chão, mares podem abrir, mortos ressuscitar e muitas outras coisas podem acontecer, assim como açoites, naufrágios, tribulações e temores, mas a grande diferença é quem está por nós e quem contra nós em todas essas circunstâncias. Quero te responder com o seguinte texto:
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Romanos 8:28-31, grifo do autor)
Existe um propósito para tudo e este propósito é a vontade Soberana de Deus! No fim de tudo, podemos descansar sabendo que no fim tudo produz o bem para nós, pois se Deus é por nós quem será contra nós?
Te convido a descansar em Deus e no seu plano soberano em tua vida, pois Ele possui o controle de todas as coisas, e tudo que Ele faz produzirá o bem em sua vida.
Seja tropeçando ou não nas pedras, pisando ou não em leões o que importa é que o Senhor está conosco em todas as circunstâncias produzindo em nós a Glória para Ele, nossa alegria eterna e paz interior! Você não está só pois Deus está contigo!
Até a próxima!