“Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.” (Salmos 91:2)
Leia a introdução ao Salmo 91 e a devocional no Versículo 1.
Deus é nosso refúgio e fortaleza
Vamos tentar entender o que seriam estas afirmações?
Deus é nosso refúgio! Ele é refúgio, pois Nele encontramos a fuga no meio da aflição.
Deus é nossa fortaleza! Ele é o lugar forte onde, mesmo em meio a guerras, as paredes suportam os mais grosseiros ataques dos inimigos. E onde podemos, mesmo em meio as bombas e pancadas, saber que esta fortaleza nunca ruirá pois não existe nada que a possa ferir.
Nele confiarei, pois além Dele não existe nada ou ninguém em quem possa acreditar que nunca falhará. Ele é o próprio poder, não pode mentir pois não pode negar a si mesmo. Não existe nada Nele que me possa fazer duvidar de quem Ele é.
“Direi ao Senhor”
Ao olhar a afirmação do salmista: “Direi do Senhor”, eu me pergunto se seria uma tentativa de dizer algo que o Senhor não saiba, o que seria impossível.
Então me vejo diante de uma oração de alguém que encontra-se aflito e ao mesmo tempo confiante.
Por que orar?
A oração não revela a Deus quem somos ou no que confiamos pois Deus conhece nosso coração e o mais íntimo de nosso ser, pois antes que as palavras nos saíssem da boca Ele já sabe o que pensamos e sentimos.
No entanto, a oração é o meio pelo qual Deus decretou realizar seu plano, e o meio pelo qual nós ouvimos nossa voz entoar aquilo que nosso enganoso coração não quer ouvir e se recusa a acreditar!
Por isso, afirmar em alto tom algo tão grandioso quanto aquilo que reflete o nosso Deus, é um fato que se levanta contra nossa natureza e machuca nossa enferma carne pelo pecado, cravando-a na cruz do desespero mas fazendo-a ressuscitar no corpo glorioso da esperança!
Afirmar quem Deus é de fato em nós é derrotar com nossa boca as emoções que se levantam para nos afirmar uma realidade que não existe, pois não existe nada mais real que o nosso Deus e o seu poder!
Por isso te convido a meditar no que Deus significa para você.
Olhe para o passado e veja o que Ele já fez em sua vida. Não se deixe desesperar por circunstâncias que continuam a te assombrar.
Entenda! Não apenas fale, mas tenha convicção do que significa ser Deus o teu refúgio e fortaleza!
Até a próxima!