fbpx

Como você enxerga o mundo? | Sociedade

Cristãos devem enxergar o mundo com os olhos de Cristo. Entenda como desenvolver uma cosmovisão cristã.

YouTube player

A forma como você enxerga o mundo define como você se vê, como você vê a realidade, a sociedade, todas as atividades da vida. Isso que define nossas escolhas, prioridades e decisões.

Por isso é tão importante nós estamos conscientes da nossa cosmovisão a forma como nós chegamos à realidade.

O que é verdade?

Uma das grandes questões sobre a cosmovisão é: o que é verdade? Como nós podemos saber o que corresponde à realidade?

Na filosofia isso é chamado de epistemologia. Episteme tem a ver com o conhecimento, como nós podemos conhecer.

Na perspectiva da cosmovisão cristã, nós acreditamos que Jesus falou a verdade, porque ele era o próprio filho de Deus. Aquilo que Ele falou corresponde à realidade porque de acordo com as Escrituras, Jesus de fato foi enviado pelo Pai para nos trazer a mensagem de Deus.

Eu sei que muitas pessoas têm dificuldade com essa ideia de revelação, se nós paramos para pensar que Jesus foi a pessoa que exerceu o maior impacto na história.

Jesus é a pessoa que mais tem, através dos seus ensinos, transformado vidas. Nós estamos diante de um grande mestre.

Quando nós nos sentamos aos pés de Jesus para ouvir sobre a realidade, ouvir sobre a criação, sobre as pessoas e principalmente ouvir a respeito de quem nós somos, qual é o propósito de Deus para as nossas vidas, a partir daí nós vamos ter uma percepção mais profunda mais completa da realidade.

Essa cosmovisão é definida pela nossa percepção da verdade. Jesus disse: eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim.

Você conhece outra pessoa, filósofo, líder religioso que trouxe para si uma reivindicação tão elevada de autoridade?

Jesus tem autoridade

Porque no momento em que Jesus disse “Eu sou a verdade”, Ele estava afirmando que estava acima de todos os demais.

Isso é uma coisa que chama atenção porque nós conhecemos Jesus como aquele filho de Deus, manso, humilde, aquela pessoa que é dos pobres e praticou o amor. Mas quando nós olhamos pra Jesus nós também vemos alguém que tem autoridade.

No sermão da montanha, depois dos grandes ensinos que Jesus deixou para nós, a reação das pessoas era: “este homem fala como quem tem autoridade”.

Enxergue o mundo com os olhos de Cristo

Se você pensa sobre cosmovisão, eu quero convidá-lo a enxergar o mundo com os olhos de Cristo.

Leia os evangelhos, veja o que Ele ensinou, veja o que Ele fez, veja como Ele se relacionou com as pessoas. Em jesus nós temos um grande referencial.

Numa época em que as pessoas estão procurando o tempo todo o dinheiro, sucesso, bem estar, nós olhamos para Jesus e nós descobrimos que Deus é real, que Deus tem uma missão para as nossas vidas, que ele quer usar o instrumento em nossas mãos para que vidas sejam alcançados e transformadas.

O próprio Jesus disse: o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

A questão mais séria que eu enxergo quando eu olho para a o ensino de Jesus é a realidade de que Ele veio para dar a sua vida em resgate por muitos. Ele veio morrer na cruz, para pagar pelos nossos pecados, o que nos dá a certeza da vida eterna.

Se você deseja enxergar o mundo com olhos diferentes, procure ver o mundo na perspectiva de Cristo que você vai ver a realidade como você nunca viu antes.