fbpx

A importância de uma vida de oração

Orar não é uma opção, mas um mandamento! No estudo de hoje, entenda como cultivar uma vida de oração.

YouTube player

Oração é um mandamento

Este tema é muito mais complexo do que só o que vou apresentar neste vídeo, mas quero lançar luz sobre uma perspectiva neste assunto. Espero em Cristo te exortar a orar pois orar não é uma opção mais um mandamento pois a bíblia nos diz:

“Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (1 Tessalonicenses 5:17,18)

Coloquei os dois versos juntos pois entendo como atitudes complementares, a oração e a gratidão. Ambos não são meros momentos religiosos, mas são estados de espírito e inclinações do coração na direção da vontade do Senhor.

Em João 16 Jesus está se despedindo de seus discípulos e se preparando para sua oração sacerdotal em João 17 e na sequência em João 18 ele é preso para ser condenado a cruz. Desta forma podemos entender toda a tensão presente nestes capítulos e as palavras de ensino e preparação de Cristo para aquele momento.

Em João 16:1 Jesus diz: “Falo estas coisas para que vocês não se escandalizem.”

Jesus se refere a perseguição que eles sofrerão por serem cristãos no futuro. É adiante que no verso 4 Jesus deixa claro que não havia falado algumas coisas que falaria pois ainda estava com eles mas agora falava pois estava para partir em sua morte e eles deveriam se lembrar destas lições quando se sentissem sozinho sem a presença física do Senhor com eles. No verso 16 é onde Jesus explica que eles não veria ele por um tempo e depois voltariam a vê-lo e que neste momento eles ficariam tristes enquanto o mundo feliz, mas depois quando Jesus voltasse eles voltariam a ficar felizes e no verso 22 ele diz que a alegria que eles terão depois daqueles momentos de tristeza e apreensão seria algo que ninguém poderia tirar deles.

Jesus comparar aquele momento de tribulação e angústia as dores de parto de uma mulher grávida que sabe que tem que passar por aquilo para que seu filho nasça mas quando ele nasce ela se esquece da dor que sentiu pois a alegria toma conta de todo seu coração e desta forma aconteceria também com Cristo e com todos diante das tribulações que viriam a frente com a crucificação de Cristo. Mas o que isso tem a ver com oração? Você pode se perguntar. Vamos ler o verso 33 de João 16:

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Como Jesus conseguiu vencer? Ele afirma que da mesma forma teríamos aflições no mundo pois estas fazem parte da vida! Mas Jesus se coloca no mesmo patamar e no convida a confiar e ter paz nele pois Ele venceu! Mas como ele venceu? Claro que na cruz! Nós vencemos na cruz de Cristo pois a vitória que vence o mundo é nossa fé! Mas mesmo assim as aflições viriam pois fazem parte desta missão aqui, mas como Cristo ele enfrentou antes de tudo com oração! Basta olhar no getsêmani quando ele chega a suar gostas de sangue de aflição mas mediante a oração ele diz que apersar da carne fraca e frágil mas o espírito estava fortalecido em oração e por isso vigiar em oração é essencial na vida de batalhas que o Cristão trava aqui!

Porque orar?

Porque Jesus orou! Porque no mandou orar! Porque orar é se submeter a vontade do Pai e reconhecer nossa total dependência Dele! Sem oração achamos que podemos enfrentar as tribulações sozinhos com nossa força, mas quando oramos estamos dizendo ao Pai: Eu dependo de Ti!         

Deus te abençoe e até a próxima!