fbpx

Você é feliz? | Devocional no Salmo 1 | Introdução

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (…) Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.” – Salmo 1:1,6

Estudando o livro dos Salmos

O livro de Salmos é um livro incrível, que exalta os atributos de nosso Deus e revela o coração do homem e o estilo de vida que agrada a Deus.

Você quer conhecer melhor a Deus e seus atributos? Então esse é o livro!

Você quer conhecer melhor o coração humano e suas limitações e sentimentos? Então esse é o livro!

Você quer saber como adorar a Deus de maneira bíblica? Então esse é o livro!

O que agrada a Deus e o que não agrada a Deus

Diante da perfeita sabedoria de Deus, Ele escolheu soberanamente iniciar este livro com um salmo que posso chamar de o divisor de águas para a vida humana. Este salmo revela que só existem dois estilos de vida: o que agrada a Deus e o que não agrada a Deus.

O Salmo 1 nos apresenta que agradar ou não a Deus não se trata apenas de uma busca ativa ou religiosa, mas também uma consequência passiva de um coração ativo no desejo de viver com o Senhor. Esse salmo apresenta dois estilos de vida e os detalha para que nós possamos refletir sobre como está nosso coração e as inclinações de nossa vida.

Te convido a entrar comigo nesta viagem curta, porém profunda no salmo 1! Seremos confrontados no que significa a Lei do Senhor para nós e porque a vida deve andar como Cristo andou e assim em Cristo poderemos agradar o Nosso Senhor e sermos o sal e a luz que o mundo precisa!

Você é feliz?

Quero começar te pedindo a refletir hoje em seu íntimo o quanto você se considera feliz e de onde vem esta sua felicidade. Olhe para sua vida, olhe para o seu passado e veja onde você está firmado e quais têm sido as consequências de tuas decisões e de onde vem o conhecimento para que você tome suas decisões.

Medite nos dois versos que coloquei acima para introduzir este salmo e então pense se o Senhor conhece o seu caminho como sendo um caminho ímpio ou um caminho justo? Deus nos abençoe nesta viagem para confrontar nossos corações e encontrar as respostas que precisamos para nossa alma!

Deus nos abençoe e até a próxima!


Salmo 1 – ACF

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.”
(Salmos 1:1-6, Almeida Corrigida e Fiel)


Salmo 1 – NVI

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.
É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!
Não é o caso dos ímpios! São como palha que o vento leva.
Por isso os ímpios não resistirão no julgamento, nem os pecadores na comunidade dos justos.
Pois o Senhor aprova o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios leva à destruição.”(Salmos 1:1-6, Nova Versão Internacional – NVI)