fbpx

Um chamado a conversão interior | Devocional no Salmo 51 | Introdução

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Salmos 51:10)

Abnegação e amor relacionamento

Relacionamentos sempre são difíceis, e exigem de ambas as partes um compromisso de abnegação e amor. Mas quero neste salmo refletir sobre o seu relacionamento com Deus e o que tem se colocado entre você e Ele.

Como tem estado seu relacionamento com Deus? Você tem sentido uma comunhão plena e satisfação em Deus? Deus, é um Deus de relacionamentos, e foi para se relacionar conosco que Ele nos criou, mas sabemos que um dos graves problemas em todos os tipos de relacionamentos é o pecado e quando este entra entre os dois.

O pecado é uma das forças mais destrutivas nos relacionamentos e principalmente quando nos relacionamos com Deus. Deus tem a capacidade de olhar no fundo de nosso coração diferente dos nossos relacionamentos humanos e isto sim não nos permite um relacionamento hipócrita com o Senhor. Veja no texto abaixo como o pecado afeta o nosso relacionamento com Deus:

“Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça. Porque as vossas mãos estão contaminadas de sangue, e os vossos dedos de iniquidade; os vossos lábios falam falsidade, a vossa língua pronuncia perversidade.” (Isaías 59:1-3)

A verdadeira face do pecado

Infelizmente não temos hoje, na maioria dos púlpitos de nossas igrejas, o ensinamento correto sobre a verdadeira face do pecado, da maldade humana, e o que é o verdadeiro arrependimento. Por falta de um correto ensinamento temos uma geração de crentes com relacionamentos superficiais com Deus e que acreditam com todas as forças, que o que conhecem de Deus é tudo o que estão vivendo.

Eles acham que Deus não se importa com o pecado em nós e como este afeta nossa capacidade de ter comunhão plena com Ele. Quero propor durante esta viagem no Salmo 51 que nós nos avaliemos em nossa espiritualidade e relacionamento com Deus.

Relacionamentos ferido pelo pecado

Este é um dos poderosos Salmos sobre o relacionamento de Deus com o homem. No entanto, este salmo fala de um relacionamento ferido pelo pecado e do sentimento do pecador diante do reconhecimento de sua atitude que o levou para longe de Deus. O pecado fere nosso relacionamento com Deus, mas Ele está sempre disposto a perdoar, e para isto, Ele deseja de nós uma confissão sincera e um verdadeiro sentimento de arrependimento e reconhecimento do nosso mal.

Vamos neste salmo aprender o que fez Davi quando reconheceu seu pecado diante de Deus e como devemos nós reconhecer o verdadeiro arrependimento em nossa vida e buscar este arrependimento real e sincero que nos fará provar ainda mais de um relacionamento forte com o Senhor que nos trará alegria e deleite sem medida.

Verdadeira confissão e arrependimento

Deus deseja de nós uma verdadeira confissão e arrependimento e isto é o grande diferencial de um relacionamento correto com o nosso Deus! Deus está sempre disposto a nos ouvir em nossas falhas e nos perdoar em nossas confissões:

“Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” (1 João 1:8,9)

Deus quer te perdoar, mas para isto você precisa busca-lo em sinceridade de coração! Apresente-se a Jesus e fale com ele onde você estiver agora e clame por misericórdia que Ele vai te ouvir! Deus quer te alcançar!

Que o Senhor nos guie neste estudo de mais este maravilhoso Salmo e que com ele possamos avaliar como anda nossa vida com o Senhor!

Deus nos abençoe e até a próxima!