fbpx

SOLA FIDE | Vida cristã

Reforma Protestante e vida cristã

YouTube player

Estamos nessa pequena série de mensagens refletindo na seguinte pergunta: “a data da reforma já passou e o que vc tem feito com o significado dela?

Se você perdeu os outros vídeos então vai lá no canal da Consciência Cristã e confira!
A fé caminha junto com a graça no processo de salvação! A fé nos faz crer na mensagem pregada e é um dom de Deus conforme podemos ver em Efésios 2:8-10:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.”

Não são as obras que salvam mas a fé que nos é dada por meio da graça, ou seja, gratuitamente, por ação exclusiva do Senhor em nossa conceder a salvação! Não quero entrar aqui no mérito do processo de salvação sobre o que vem primeiro, mas quero aqui reforçar o conceito do que é a fé!

O que é a fé?

A fé é o que nos capacitar a ver o que não víamos e crer naquilo que não acreditávamos! A fé como dom de Deus nos dá os olhos espirituais que não tínhamos para poder enxergar a salvação que não enxergávamos e nossa condição espiritual que não podíamos perceber. Somos salvos pela fé concedida pelo Senhor a nós e não porque temos mérito em ter fé!

A fé não é uma força positivista como alguns pensam e que está em nós como habilidade intrínseca, mas a fé é simplesmente como dito em Hebreus 11:1:

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” (Hebreus 11:1)

Este firme fundamento e esta capacidade de esperar são um dom dado pelo Senhor! Viver uma vida justa diante do Senhor exige fé! Foi exatamente este verso que mudou a vida de muitos reformadores e tem mudado a história:

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.” (Romanos 1:16,17)

A fé é essencial não somente para ser salvo mas para viver por meio dela um avida para a glória de Deus! Uma vida que não caminha por fé não agrada ao Senhor!

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6)

“Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.” (Hebreus 10:38)

Viver pela fé é viver uma vida em que cremos não só na existência do Senhor mas uma vida em que cremos na bondade do Pai, na sua capacidade e sabedoria eterna de fazer o melhor independente das circunstâncias e também de crer que pertencemos a ele e nada poderá nos afastar do seu amor! Viver pela fé é crer no poder da Palavra e no poder de sua Graça!

Você tem vivido pela fé?

Você tem acreditado no Senhor mesmo que não esteja vendo sua mão diante de você? Você tem descansado nas verdades que os fatos diante de você podem não atestar, mas pela fé você sabe que Deus está no controle! A fé é essencial não só para salvar mas para viver um avida de salvo neste mundo de perdição!
Deus te abençoe e até a próxima!