fbpx

Que Ele cresça e eu diminua! | Devocional

Você já deve ter ouvido a frase “Que Ele cresça e eu diminua”. Mas o que esse versículo significa?

YouTube player

“E João andava vestido de pêlos de camelo, e com um cinto de couro em redor de seus lombos, e comia gafanhotos e mel silvestre.
E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas. Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” – Marcos 1:6-8

“E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,” – Marcos 1:14

O ministério de João Batista segundo o livro de Marcos

Perceba que no primeiro texto, João relata que viria alguém maior do que ele. Em Marcos 1:14 João foi preso e Jesus assumiu o ministério de pregação do Evangelho do Reino de Deus para arrependimento.

Em um episódio mais adiante, em Marcos 6:14-29 nós vemos que Jesus levanta o temor de Herodes, pois Jesus se torna conhecido. E é em Marcos 6:14 que nós percebemos mais claramente isso, Jesus passa a se tornar superior a João.

Jesus se torna superior a João

A importância pública, social religiosa de Cristo passa a superar a pessoa de João. E mesmo João já estando morto, Jesus passa a levantar o temor de Herodes, que achava que Jesus poderia ser quem sabe uma reencarnação de João.

“E os seus discípulos, tendo ouvido isto, foram, tomaram o seu corpo, e o puseram num sepulcro.” – Marcos 6:27-29

No versículo acima nós percebemos que depois que é relatado que João foi morto, os discípulos de João pegam seu corpo e colocam em um túmulo.

Talvez isso passe despercebido para você, mas joão era um líder religioso bastante conhecido e até reconhecido pelos fariseus. Em outro momento Cristo se remete a João para falar aos fariseus a respeito da autoridade que ele tinha.

Aquilo que foi dito se cumpriu

Então o que aconteceu de fato aqui é que se cumpriu aquilo que de fato é dito em João 3:30, É necessário que ele cresça e que eu diminua.

Então Jesus estava se tornando reconhecido por Herodes assim como João Batista era reconhecido por ele e pelos líderes religiosos. Ou seja, o ministério de cristo agora estava ultrapassando o ministério de João Batista.

O João que cumpriu sua missão foi preso, humilhado, decapitado, foi colocado em um túmulo e jamais se levantou daquele túmulo.

Jesus é maior que João

Agora Aquele que de fato era maior do que ele também iria passar por algo semelhante. Iria viver, ser humilhado, crucificado e morrer. Mas sabe por que Ele é maior do que João? Porque ele se levantou do túmulo e ressuscitou.

Meu irmão, quero perguntar: você já refletiu no ministério de João Batista?Isto é, o preço que ele pagou em sua vida pública? O quanto a missão dele de preparar o caminho para os outro,s para que os outros recebam Jesus, tornou ele dispensável?

Porque Cristo veio e as pessoas já tinham Cristo, e a missão de Cristo sendo maior, João se tornou dispensável.

Se você é um pregador, missionário, líder, você que é líder de louvor, já pensou nisso?

Quando você diz aquela célebre frase “que Ele cresça e que eu diminua”, será que a tua missão tem de fato feito Cristo ser conhecido e não o teu próprio nome? É claro que se o teu nome for conhecido, que não seja o teu nome, mas que seja um nome daquele a quem você prega.

Se o seu nome vier a ser conhecido, que seja por causa da mensagem que você prega, para que através da mensagem que você prega, você se torne dispensável para aqueles que já conheceram a Cristo, porque “importa que Ele cresça e que eu diminua”.

Assista estudos bíblicos completos na plataforma Blesss