fbpx

O vale da sombra da morte | Devocional no Salmo 23:4

“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23:4)

Estamos estudando neste salmo o cuidado do supremo pastor para com suas ovelhas e vimos no verso anterior que ele refrigera suas almas e guia-os por caminhos de justiça, ou seja, caminhos corretos de sua Palavra por amor ao testemunho de seu próprio nome e alegria dos que o obedecem e encontram a verdadeira paz por estarem sendo guiados por Ele.

O que é o Vale da Sombra da Morte?

No entanto, mesmo sendo guiados pelos caminhos de justiça existem momentos da caminhada onde a tensão se instala ao nosso redor. Existe o que o texto chama de vales da sombra da morte. Deus pode sim nos guiar nos caminhos de justiça, mas passando no meio dos vales mais sombrios de nossa vida e dos momentos mais tensos e atribulados desta caminhada.

Deus está no controle

Existem os que se levantam contra a justiça de Deus e contra o povo de Deus que caminha pela justiça e são estas as perseguições que nos é dito por Jesus:

“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.” (Mateus 5:11,12)

E também por Pedro:

“Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para prová-los, como se algo estranho estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso, ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome.” (1 Pedro 4:12-16).

Portanto um irmão se o vale da sombra da morte em sua vida é porque você tem sido guiado pelos caminhos de justiça então se alegre porque está se cumprindo a vontade do Senhor em sua vida e Cristo está sendo formado em você!

“Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: “Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro”. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” (Romanos 8:35-37)

Se os vales da sombra são as tribulações da vida que te cercam ou problemas que surgiram no meio da caminhada saiba que Deus está no controle de tudo!

Quero aqui ressaltar uma questão interessante presente neste salmo e que passa despercebido pela maioria, mas que percebi ao estudar este salmo junto com o comentário do Pastor Derek Kidner. Existe uma mudança na forma de falar entre o verso 3 e o 4. O verso quatro parece agora que o autor está falando diretamente com o Senhor, diferentemente do verso 3 quando ele estava falando sobre o Senhor! O verso 3 mostrava a ovelha falando sobre o Pastor dela, mas agora vemos que este Pastor está com ela no meio do vale da sombra da morte e ela agora fala diretamente com ele quando diz: “porque tu estás comigo”

Que observação maravilhosa! Este pastor está com a ovelha sempre, e o autor desejou afirmar isto dizendo que mesmo em meio ao vale da sombra da morte ele não estava só pois o Supremo Pastor estava com ele e ele se virou para o Pastor e disse: “Tu estás comigo”! O resultado de entender esta verdade profunda é o que o próprio texto afirma quando diz: “Não temerei mal algum”.

Você já teve medo de algo?

O medo vem do sentimento do desconhecido, de não saber o que te aguarda depois da porta do filme de terror, mas este Pastor está com ele e ele não teme porque este Pastor possui duas ferramentas que o capacitam a protegê-lo independente do que estiver atrás da porta e que seja assustador.

Estas ferramentas são a vara e o cajado que servem como ferramentas de pastoreio onde a vara serve para afastar os animais que querem atacar o rebanho e é usada como arma e o cajado que é usada para guiar o rebanho e bater na perninha da ovelha quando esta está muito rebelde com seu Pastor, portanto, não há o que temer pois o poder do Pastor não permitirá ao que assusta venha a prevalecer contra a ovelha!

Conheça o Supremo Pastor

O grande segredo deste salmo é conhecer este Pastor e confiar no seu poder e cuidado para com suas ovelhas! Não podemos esquecer de que Ele nos guia por caminhos de justiça, mas que se algo venha a nos aterrorizar ele também está lá para nos proteger! Confie e clame ao Senhor para que você aprofunde seu relacionamento com o Supremo Pastor e ache o grande consolo da sua alma e o conforto do seu coração!

Deus nos abençoe e até a próxima!