fbpx

O poder do Espírito |  Devocional no Salmo 51:11-13

“Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.” (Salmos 51:11-13)

O Espírito Santo é uma das pessoas da trindade mais mal interpretadas da era da igreja. São muitas as ações atribuídas ao Espírito que biblicamente não fazem parte da ação dele. Um dos grandes ministério do Espírito Santo na vida da igreja é revelado no livro de Atos:

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.” (Atos 1:8)

Transformação em testemunha

Fica claro no texto que um dos grandes efeitos do Espírito Santos com poder na vida de alguém é transformá-la em testemunha do Senhor Jesus onde quer que ele esteja. Este testemunho vem das palavras, ações e decisões de alguém durante sua vida neste mundo como sal e luz assim como Deus nos chamou para sermos. Mesmo em meio a perseguições nós estamos sempre alegres sabendo que o Senhor está conosco e que somos salvos em Cristo! Mas o mesmo Espírito que repousa em nós com poder para testemunhar também se entristece com nossos pecados:

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”

(Efésios 4:30) É exatamente este o sentimento expresso pelo salmista nesta passagem. Ele não está falando sobre perder a salvação como alguns interpretam mas sim de perder o poder de testemunhar sobre Jesus como instrumento de Deus para outros e se sentir preenchidos de significado e alegria de viver para a Glória de Deus. Vamos ao texto: 

“Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.” (Salmos 51:11-13) 

“Não me lances fora da tua presença” – Estar longe do Senhor significa perder comunhão plena com ele assim como um peixe fora d´água é uma nova criatura longe de seu criador. 

“e não retires de mim o teu Espírito Santo.” – Este é o poder capacitador do Espírito que o leva a fazer e sentir as coisas que ele diz mais abaixo: 

 “alegria da tua salvação” -Sentir-se seguro da fé e crer que está firme no caminho do Senhor, estar convicto do que crê.  

 “sustém-me com um espírito voluntário” – Um desejo de fazer a obra do Senhor não por obrigação mas por amor ao nome do Senhor e sua Glória  

 “Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores se converterão a ti” – A consequência de tudo anteriormente com um poder e convicção do Espírito para testemunhar a respeito do Senhor e que outros se convertam ao Senhor por seu testemunho de vida 

Ele não sai de nós

Um detalhe importante é que o Espírito Santo não sai de nós, pois o mesmo, segundo o texto citado acima de Efésios 4:30, está selado em nós até o dia da redenção não perdendo este selo por maio das obras ou qualquer coisa que dependa de nós pois a salvação vem pela graça e por meio da fé! Graça, graça, imerecida graça!        

Por este motivo quero te fazer refletir como tem estado sua vida para com a obra do Senhor? Como você tem servido aos seus irmãos em sua igreja, comunidade, família e os que não crêem no Senhor tem visto o que em tua vida? Com que poder você tem testemunhado sobre Cristo? Com suas capacidades ou com o poder do Espírito em te transformar e dar a alegria de pertencer ao Senhor?  

Que Deus venha a nos restaurar em nossa alegria de pertencer ao Senhor e com isto nos motivar a testemunhar de nossa fé onde quer que estejamos pois isto é o resultado dos que foram perdoados pelo Senhor e que hoje são filhos de Deus! 

Deus nos abençoe e até a próxima!