fbpx

O Juízo começa agora | Devocional no Salmo 1:5

“Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.” (Salmos 1:5)

 

 

Creio particularmente, que este é o verso mais forte deste salmo pois nele existe muita profundidade de conteúdo dos efeitos e comparações do estilo de vida que agrada a Deus e o que não agrada e seu meio e fim.

Primeiro ele fala sobre os ímpios e depois sobre os pecadores, ambos são a mesma coisa, mas ele dá ênfase poética diferente em termos de paralelismos.

Os ímpios são todos os que amam a maldade e possuem uma inclinação a tudo o que não honra a Deus e apenas satisfaz seus desejos pecaminosos.Os ímpios não possuem um problema apenas em suas atitudes, mas na inclinação do seu coração. O problema do ímpio está na sua essência, no ser, na sua alma morta em pecados e incapaz de viver para a Glória de Deus.

O ímpio no dia do juízo

Quando o salmista olha para o ímpio e fala sobre o juízo, ele está se referindo ao tribunal do fim de nossas vidas onde na vida do ímpio ele se revelará apenas como o que confirmará diante de seus olhos que a impiedade foi sua morte e seu fim eterno.

O dia do juízo é quando todas as obras ímpias serão trazidas a tona e o próprio ímpio compreenderá a maldade de sua impiedade diante da santidade de Deus e ele confirmará para si mesmo que sua maldade não trouxe nada além de dor e tristeza para outros e para si mesmo.

O ímpio não subsistirá no dia do juízo, porque ele não ficará de pé em estado de confrontação direta ao todo poderoso porque não vai existir forma de autodefesa pois quem poderá naquele dia acusar ao Senhor e se defender diante do Santo, Santo e Santo?

Portanto, sua única forma é cair de joelhos e confessar que só o Senhor é Deus, mas que infelizmente a porta da graça já estará fechada e não resta mais nada que a condenação eterna.

Muito triste, mas isto é o que o Senhor Jesus veio nos avisar, os profetas nos alertaram e as igrejas cristãs continuam a dizer e o mundo não quer reconhecer que precisam de Cristo!

O estilo de vida da impiedade

A impiedade é o único estilo de vida que eles desejam, nos filmes, festas, programas, bares e por aí vai! Mas acho interessante que o salmista depois de falar sobre o fim dos ímpios diante do Deus todo poderoso, ele parece fazer uma regressão de pensamento e agora fala da presença dos pecadores dentro da congregação dos justos, ou seja ainda em vida!

Quem são os pecadores?

Pois é o juízo começa na casa de Deus, no meio do povo! O salmista afirma que os pecadores não subsistirão na congregação dos justos! Vamos primeiro entender o que seriam os pecadores?

Os pecadores são todos os que amam a prática do pecado, são aqueles que vivem suas vidas e confrontam a vontade de Deus e continuam a viver assim mesmo sendo avisados de seu estilo de vida pecaminoso.

Eles são ímpios, mas não estão no juízo dos ímpios, pois ainda não partiram deste mundo, e ainda podem se arrepender e se tornarem pecadores arrependidos achando a graça transformadora do Senhor Jesus.

Mas porque estes pecadores não permanecem de pé no meio da congregação dos justos?

Porque um pecador é confrontado pela Palavra de Deus no meio da congregação dos justos! Um pecador é confrontado pelo estilo de vida dos santos de Deus! Mesmo que o pecador esteja com seus pecados em secreto, ele sabe que não possui apoio e percebe que sua hipocrisia o esvazia de orgulho no seu íntimo.

O pecador não consegue por muito tempo sustentar um estilo de vida hipócrita sendo confrontado pela verdade no meio da congregação dos justos! É aí que os pecadores encontram outros pecadores dentro das igrejas para formar seus grupinhos de apoio mútuo ao pecado da fofoca, discórdia, orgulho e muitos piores pecados que podemos perceber no meio do povo de Deus hoje. No entanto, Deus faz ser revelado o que estava as ocultas e o que foi feito as escondidas será revelado aos telhados:

Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se. O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados. E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” (Mateus 10:26-28)

No fim, se esta for de fato a congregação dos justos, estes pecadores não encontrarão apoio aos seus estilos de vida e deverão tomar uma decisão, ou se arrependem e mudam de coração ou não se arrependem e se mudam de lugar, pois nunca subsistirão no meio da congregação dos justos! As trevas não ficarão por muito tempo no meio da luz sem queimar seus olhos. Assim me lembro do seguinte texto:

“Assim como do céu desce a chuva e a neve, e para lá não torna, mas rega a terra, e a faz produzir e brotar, e dá semente ao que semeia e pão ao que come; assim será a minha palavra que sair da minha boca. Não tornará para mim vazia, mas efetuará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Isaías 55:10,11)

A Palavra de Deus tem te incomodado?

Neste ponto te pergunto, a Palavra do Senhor tem te incomodado em algo na sua vida? Um pecado em particular tem feito Deus puxar tua orelha e talvez o pastor tem pregado algo que está te incomodando? Será que você não estaria agora na posição dos pecadores neste salmo? Se sim, então é hora de mudar! É hora de mostrar que você pode subsistir no meio da congregação dos justos pois a Palavra te confronta e te transforma!

Mas se você não sente nada e apenas quer procurar talvez uma outra igreja que fale o que te faz se sentir melhor e não a verdade que você precisa, então pode ser que você seja um ímpio e por isso no dia do juízo você não irá subsistir diante do Todo Poderoso!

Então este é o momento que você deve mudar de vida entregando-se a Jesus, e congregar com alegria na congregação dos justos e seja de fato um homem ou mulher bem aventurado!

Deus abençoe e até a próxima!