fbpx

O engano mortal nos desejos materiais | Materialismo

O estudo bíblico frequentemente nos expõe.

Quando me sentei em um estudo bíblico recentemente, o líder perguntou ao nosso grupo como ouvimos a voz de Jesus e como seguimos, como ele diz em João 10:27: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz e eu as conheço, e elas me seguem.”

Uma mulher sentada ao meu lado mediu a voz de Deus nas muitas bênçãos de sua vida – uma casa nova comprada sem dificuldade, uma casa velha vendida sem estresse. Ela agora estava curtindo a vida em sua casa de sonhos no clima quente e seco de seus sonhos. E tudo graças a um movimento indolor. Ela deu provas de quão suavemente sua vida estava se movendo, como dominós caindo perfeitamente em ordem. Enquanto eu estava sentado ouvindo, não pude evitar me sentir incomodado. Eu sabia que não poucas mulheres ao nosso redor estavam seguindo a Cristo através de casamentos problemáticos, batalhas contra o câncer ou a dor de bebês perdidos. Alguns enfrentaram o desespero de incessantes dificuldades financeiras – exatamente o oposto de como alguns de nós definem a bênção de Deus em nossas vidas. E, no entanto, nós que lutamos podemos ouvir a voz de Jesus com desespero e longanimidade. Podemos desejar segui-lo tanto – talvez mais – quanto os abençoados materialmente.

Blefe da Benção

Um sorriso e uma Bíblia aberta podem pressionar com tanta força a mágoa quando medimos a bênção de Deus com prosperidade material. O efeito é algo que eu ouvi expresso por muitos e tenho visto dramatizado em filmes “cristãos”. Você pode saber que é abençoado por Deus quando tudo correr bem para você.

Apenas confie em Deus enquanto você faz A + B e, contanto que você tenha fé suficiente, você deve obter C o tempo todo: a vida que você sempre quis. É uma fórmula simples para a vida “abençoada”, com Jesus no topo!

Mas possuir uma bela casa com uma cozinha espaçosa, ou dirigir um carro brilhante sem arranhões, ou aproveitar a abundância financeira e as circunstâncias relaxantes não são evidências confiáveis da bênção de Deus nesta época. A fórmula pode parecer atraente em um filme, mas contradiz tanto a Bíblia quanto a experiência da vida real de muitos santos que lutam e que são fiéis aos desafios, inseguranças e dores da vida cotidiana.

Equação Mortal

Enquanto pensava no que aquela moça simpática dissera sobre o quão abençoada ela era, Jesus falou comigo, apesar de sua palavra: “Porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. (Mateus 5.45)

O que a senhora ao meu lado disse é verdade em certo sentido – ela é abençoada por Deus. Mas assim também é o avarento ganancioso que se senta em sua cobertura com a riqueza que ele ganhou através de um duro abuso de poder. Tanto a boa dama ao meu lado quanto o tirano do mal opressivo são abençoados com confortos e provisões, sol e chuva, casas e ar condicionado todos os dias. Deus é soberano e irradia bondade e derrama bênçãos imerecidas de todos os tipos todos os dias. Ele abençoa tudo com sua bondade comum.

A fórmula que Deus abençoa igual a conforto da vida é mortal. E não é um problema isolado também. Infelizmente, a equação parece estar tão enraizada na cristandade americana, e é parte e parcela do evangelho da prosperidade que os falsos mestres de nossa nação exportam para o mundo. E quando não tenho cuidado, a venda que é o evangelho da prosperidade se projeta do meu próprio olho.

Machucado e abençoado

A bondade comum de Deus alcança todos nós, mas é preciso graça salvadora para voltar-se para Jesus quando o casamento é difícil, quando uma mulher (como a de um amigo) perde três bebês, ou quando um jovem missionário é informado de câncer em estágio terminal.

A Bíblia não oferece uma fórmula, mas nos aponta para um Salvador – um Salvador esmagado, espancado, ferido e ensanguentado. E a bênção especial da presença de Deus é com aqueles que estão caminhando em sofrimento, o mesmo caminho que o próprio Jesus andou. Ele está presente no caminho da dor, do julgamento e do sofrimento.

Deus estava presente na dor de José

O mestre de José levou-o e colocou-o na prisão, o local onde os prisioneiros do rei estavam confinados, e ele estava lá na prisão. Mas o Senhor estava com José e mostrou-lhe amor inabalável e deu-lhe graça à vista do guarda da prisão. (Gênesis 39: 20–21)

Deus estava presente nas trevas de Davi

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.” (Salmos 23: 4-5)

Deus está presente conosco no sofrimento de hoje

“Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo; Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.” (1 Pedro 4: 12–14)

Assim, com a ajuda de Deus, removo minha venda egocêntrica de sonho americano e seu impulso pecaminoso de querer um deus que me faça o centro e não ele. Meu ego deve sair primeiro.

E com a ajuda de Deus, deixo de lado a mentira de que encontramos a bênção de Deus em circunstâncias fáceis, na saúde ou na prosperidade financeira.

E com a ajuda de Deus, vou manter o caminho, segurando firmemente a mão do meu bom pastor.


Originalmente publicado em inglês como “The Deadly deceit from material desires” por Sheila Dougel © Desiring God Foundation. Source: desiringGod.org
Traduzido por: Igor José Santos Ribeiro