fbpx

O descanso na alma | Devocional no Salmo 23:3

“Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome.” (Salmos 23:3)

Após o Supremo Pastor conduzir sua ovelha por entre os pastos verdejantes, para deitar, e as águas tranquilas, para matar sua sede, vemos aqui um efeito resultante no coração da ovelha guiada por este maravilhoso e cuidadoso Pastor, esta ovelha encontrou um descanso que está acima de tudo o que podemos imaginar!

Preocupações x Descanso da alma

Quantas vezes deitamos e dormimos e acordamos cansados? As vezes até temos dificuldade para dormir pois estamos preocupados com algo ou ansiosos com alguma coisa que nos incomoda? Você já se sentiu assim? Parece que a noite não é suficiente para o descanso?

As vezes é o nosso corpo que precisa de cuidados especiais, exercícios, boa alimentação e etc. Mas as vezes é nossa alma que precisa de cuidados e estes só podem ser dados pelo Pastor do salmo 23! Vejo este descanso ser prometido por Cristo em um conhecido texto e que carrego comigo sempre que estou aflito com algo, ou converso em aconselhamentos como pastor com irmãos que me buscam, este texto é um convite de Cristo ao descanso para a alma:

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mateus 11:28-30)

Descanso espiritual

Fica muito claro ao ler o texto acima que quando o salmista diz que encontrou refrigério para sua alma ele se referia a um descanso espiritual que achou por estar descansando a sombra do onipotente! “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.” (Salmos 91:1)

Quero aqui apresentar um paralelo interessante entre o texto de Mateus 11:28-30 com o verso do Salmo 23:3 que estamos meditando hoje. Você percebe que a ovelha encontra refrigério para sua alma assim como Cristo promete alivio para os que o buscam estando cansados e sobrecarregados? Pois é, interessante isso!

Mas a frente ele diz no mesmo texto que estes que vão até Ele, acharão descanso para suas almas, ou seja, o descanso deles vai muito mais a fundo que um simples psicotrópico pode ofertar e uma noite de sono pode oferecer, mas algo que afeta o mais íntimo do ser humano que é a sua alma. Alma esta, sendo suprida pelo alimento do mestre e Pastor de nossas almas!

Tomai sobre vós o meu jugo

Mas não sei se você percebeu que eu pulei um detalhe no texto quando citei apenas o alívio e o descanso, pois ele determina uma condição para que este alívio e descanso chegue até o que o busca e isto é: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração” e também “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

O que seria este jugo? O que seria este fardo? Este é o jugo e o fardo da graça que diz a nós que recebemos em Cristo a salvação não merecida e as bençãos não conquistadas por esforço nosso, mas por esforço do mestre que pegou o nosso fardo e levou para a cruz e nos deu o seu fardo de graça e amor! Ele deixa claro quando diz que devemos aprender dele que é manso e humilde de coração!

Quero aqui lembrar que quando aprendemos de Cristo então aprendemos de Sua fonte que é a Palavra! Sabendo e aprendendo esta Palavra somos guiados em nossa vida pelas Palavras do mestre! Se voltarmos para o salmo 23 vemos que nos é prometido ser guiados pelo Pastor quando ele diz: “guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome”.

Que maravilhoso este cuidado! Ele nos chama para estarmos na busca por Ele e aprender Dele e ao mesmo tempo Ele nos provê descanso e um guia por amor ao Seu próprio nome que nunca poderá ser chamado de Infiel mas sempre Ele será o Fiel! Este nome de Fidelidade que o Senhor tem, nunca deve ser duvidado!

Quando somos ovelhas do supremo Pastor, Ele nos ensina e nos guia por caminhos que outros de fora do rebanho verão e dirão: “Que ovelhas bem cuidadas! Como elas podem ser assim no meio de um mundo tão mau? Que Pastor maravilhoso estas ovelhas têm!” Isto me faz lembrar em como o Senhor Jesus nos ensina o Seu caminho e espera de nós que o glorifiquemos andando por estes caminhos que Ele nos aconselhe e guia para andar, desta forma produzindo Glória para o nome que Ele tanto ama:

“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mateus 5:16)

Deus cuida de nós e chama a si mesmo de Fiel e por amor ao seu nome Fiel Ele nunca deixará de nos guiar e refrigerar nossas almas quando o buscamos! Deus ama suas ovelhas e deseja que elas o sigam e não sejam rebeldes para com sua santa Palavra! Se você tem sido uma ovelha rebelde então arrependa-se, pois o Senhor quer te guiar por caminhos que te darão verdadeira alegria e que você viva para a Glória do senhor a cada minuto e cada passo! Deus quer te guiar!

Deus nos abençoe e até a próxima!