fbpx

No barril do Chaves | Creio em Ti

E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. João 14:16-17 

Chaves, Chiquinha e Kiko. Se você como eu nasceu entre a metade da década de 80 e de 90, esses nomes certamente fizeram parte da sua infância. Não tinha como não se apaixonar pelas histórias dessa turma. E não importava se o episódio era repetido. Assistíamos dez vezes e ríamos em todas elas das mesmas piadas. Na vila do Chaves, todos tinham a sua casa e a sua família. Kiko morava com sua mãe, dona Florinda. Eles eram vizinhos da dona Clotilde, mais conhecida como a bruxa dos 71, que morava com seu cachorro. Chiquinha morava com seu pai, o senhor Madruga, que fugia constantemente do senhor Barriga, o dono da casa e, que mensalmente vinha cobrar o seu aluguel. Porém, a casa mais famosa da vila era a do Chaves. Na verdade não era bem a sua casa. Ele dizia que era o seu “esconderijo secreto”. Sua casa mesmo era a número 8. Porém, sempre que alguém queria encontra-lo, era em seu esconderijo, ou em seu barril, que o procuravam. Chaves era o menino mais pobre da vila. Sonhava diariamente apenas com um sanduíche de mortadela. Chaves era também o mais solitário. Afinal de contas, em seu barril não cabia mais ninguém.

E se em minha infância dei muitas risadas com ele, em alguns momentos ele também me fez chorar. Pois a solidão nos entristece, nos assusta e nos apavora. Não fomos criados para vivermos sozinhos. Porém, às vezes, como o Chaves, podemos nos ver dentro de um barril. E por mais que ele seja levado de um lugar para o outro e, por mais que pessoas do lado de fora nos rodeiam, dentro do barril estamos sozinhos. Mas não precisa ser mais assim! Porque Deus, nosso pai, por tanto que nos amou, enviou o Seu Filho, Jesus Cristo, para em uma cruz morrer em nosso lugar, nos livrando da prisão do pecado que nos separava da Sua companhia. Na cruz nos tornamos amigos de Deus. Jesus morreu, mas ressuscitou e hoje vive e está ao lado do Pai! E foi Ele mesmo quem nos prometeu que estaria conosco para sempre, através do Seu Espírito, o Espírito da Verdade, o Santo Espírito, O Espírito Santo de Deus. Podemos até estar em um barril, mas nunca mais estaremos sozinhos. Deus está em nós! 

 

Oração

Agradeça a Deus por Seu Espírito! Você não está sozinho. O Espírito Santo de Deus habita em você e te acompanha por onde você vai. Você não está longe, não está perdido, não está esquecido. O Deus criador dos céus e da terra faz morada em seu coração.