fbpx

A provisão pastoral Divina | Devocional no Salmo 23:2

“Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas.” (Salmos 23:2)

Neste ponto do Salmo que estamos estudando, o salmista começa a mostrar o cuidado do pastor para com as necessidades básicas da ovelha. Esta ovelha cansada em sua caminhada longa para encontrar pastos é conduzida a pastos verdejantes e lá ela poderia deitar-se e encontrar alimento e descanso. Ela é guiada às águas tranquilas onde não poderia se assustar ou temer em beber água de um lugar em que não achasse paz para se abaixar e beber matando sua sede.

É interessante levar em consideração que esta ovelha é conduzida pelo pastor em busca da provisão necessária. Ela não fica parada em um lugar recebendo como um fast-food ou delivery de comida mas ela precisa seguir as orientações do pastor que a conduz. Você pode achar estranho esta minha comparação, mas não faço isto em vão, pois vivemos na era do conforto e atendimento a domicílio e por isso nossa geração não tem aprendido a esperar ou trabalhar pelo que precisa.

Imediatismo dessa geração

Infelizmente esta geração do imediatismo tem perdido a capacidade de esperar os processos da vida e muitas vezes metem os pés pelas mãos e comem pasto seco e bebem água suja, pois não souberam esperar e serem conduzidas pelo supremo pastor aos lugares certos onde encontrarão a provisão necessária a sua vida.

Nós gostamos de cantar em nossos louvores a Deus e gritar aos quatro ventos que entregamos nossa vida ao Senhor, mas quando ouvimos dele a resposta de oração: “Espere”, nós entramos em desespero e começamos a ver até na borra do café as respostas que Deus nunca deu e as direções que Ele nunca apontou e começamos a caminhar fora do rebanho do pastor e deixamos de dar ouvidos a sua voz.

O senhor deseja cuidar de nós e como é dito neste salmo, Ele nos conduz as provisões que precisamos, pois nosso trabalho não é correr atrás de modo desesperado da provisão mas seguir de modo tranquilo o mestre da provisão! Será que você não tem sido guiado por si mesmo e por isso não está deitado nos pastos verdejantes e bebendo nas fontes tranquilas da vontade do Senhor? O salmista é claro ao dizer que o desejo do Senhor é nos conduzir a estes lugares, mas o desejo enganoso do pecado em nosso coração não é ser ovelha, mas ser senhor de nosso próprio destino e isto é o que não combina com as ovelhas do pasto de Cristo.

Confie na provisão do Senhor

Deixe ser conduzido pelo Senhor, espere o tempo certo pois o tempo do Senhor é perfeito! Descanse no lugar que achará segundo a vontade do Senhor para você! Por enquanto você pode ainda estar peregrinando no deserto, então apenas olhe para cima e veja que o Pastor está a sua frente e você o está seguindo e tenha certeza que os pastos e a água será o próximo ponto de parada nesta caminhada da vida e lá você deitará e descansará no Senhor! Não sei quanto tempo, mas entenda que o tempo é do Senhor e não nosso!

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. Tirou-me dum lago horrível, dum charco de lodo, pôs os meus pés sobre uma rocha, firmou os meus passos. E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no Senhor.” (Salmos 40:1-3)

“Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1)

Deus nos abençoe e até próxima!