fbpx

Juntos para quê? – parte III | Cooperação Cristã

5. No que os Cristãos podem discordar?

Em que, então, os cristãos podem discordar?  

Mais uma vez, quero ter muito cuidado com isso. Eu não estou lhe dando permissão para não se importar com as coisas que Deus revelou em Sua Palavra. Nem estou tentando ensinar-lhe quão pouco você deve acreditar e o quanto você pode cooperar. 

A resposta para a questão sobre o que os cristãos podem discordar é melhor determinada pela Bíblia e com a concordância de um Igreja alinhada com a pregação da Bíblia. 

Assuntos Práticos 

Os cristãos podem certamente ter divergências sobre questões práticas. E algumas dessas discordâncias irão, por questão de necessidade prática, causar divisões locais. Você não pode fazer algo de duas maneiras diferentes. Se este  grupo de pessoas estão convencidos de que algo deve ser feito dessa maneira, e aquele grupo de pessoas está convencido de que isso deve ser feito de outra maneira, e não pode ser feito de ambas as maneiras, então a resposta simples pode ser trabalhar separadamente, mas com amor e cooperação. 

Assim, em Atos 15, Paulo e Barnabé chegaram a conclusões opostas sobre o caminho da sabedoria em seu trabalho. Paulo pensou que eles não poderiam trabalhar com João Marcos; Barnabé pensou que eles deveriam. Em vez de lutar sobre isso, eles “se separaram” (Atos 15:39). Não temos razão para pensar que ambos pararam de acreditar que o outro irmão era cristão; é só que eles sabiam que não podiam continuar trabalhando juntos por causa dessa discordância prática. 

 Verdadeiro ou Falso 

Quando pensamos em congregações que afirmam ser uma “igreja”, podemos classificá-las como “verdadeiras” ou “falsas”. Isso não significa que uma “igreja verdadeira” nunca diga algo falso, ou que uma “igreja falsa” nunca diga nada verdadeiro. Pelo contrário, quero dizer que uma “igreja verdadeira” prega o verdadeiro evangelho e está seguindo os mandamentos de Cristo para batizar e celebrar a Ceia do Senhor (incluindo a prática da disciplina da igreja). Uma “igreja falsa”, por outro lado, é aquela que abandonou a pregação do verdadeiro evangelho. 

 Regular ou Irregular 

Igrejas que pregam o mesmo e verdadeiro evangelho, podemos classificar como regulares (de acordo com a regra/Escritura) ou irregulares. Por exemplo, eu e minha igreja entendemos que a Bíblia ensina que o batismo é somente para os crentes. Qualquer igreja que prega o mesmo evangelho que nós, mas que pratica o batismo infantil, nós chamamos de igrejas verdadeiras, mas irregulares (meus irmãos presbiterianos, claro, devolveriam o elogio). Mas o ponto é que, se os chamamos de igrejas verdadeiras, podemos ter comunhão com eles no evangelho, mesmo que não concordemos com eles em tudo. Precisamos ter unidade no evangelho para nos reconhecermos como cristãos. 

 Assuntos Discutíveis 

Mas está claro no Novo Testamento que há uma série de outras questões que os verdadeiros cristãos diferem. Por exemplo, a questão de comer carne sacrificada a ídolos era uma questão candente em muitas das igrejas. Mas Paulo não estava muito preocupado com os cristãos discordando uns dos outros sobre esta questão, porque eles não estavam sustentando que uma certa conclusão era necessária para a salvação. Eles poderiam trabalhar juntos, desde que não se distraíssem com o desacordo. Seu sábio conselho? “Tudo o que você crê sobre estas coisas guarda entre você e Deus” (Romanos 14:22).
Paulo também enfrentou questões na igreja sobre os cristãos, considerando que alguns dias são mais sagrados do que outros (veja Romanos 14: 6). 

Mas ele chamou essa questão de “assunto discutível” (Rom. 14: 1). Quais são nossos assuntos discutíveis hoje? Eles são muitos. Perguntas sobre as práticas particulares da membresia da igreja são discutíveis. Ou considere a questão do que é o milênio em Apocalipse 20. Alguns cristãos dirão que precisamos concordar com isso para ter uma igreja unida. O que você acha? Vamos executar isso nos testes que sugeri anteriormente:

Teste 1: Quão claro está nas Escrituras? É mencionado nos dois versos em Apocalipse 20 e em nenhum outro lugar. E evangelicalmente, comentários bíblicos não estão totalmente de acordo com o que João estava se referindo. 

Teste 2: Quão claro os outros acham que é nas Escrituras (especialmente aqueles que você respeita e confia como professores da Palavra)? De novo eu encontre uma variedade de opiniões. 

Teste 3: Quão próximo isso  está (ou suas implicações) para o próprio evangelho? Eu acho que não está relacionado. Contanto que concordemos que Cristo está retornando, o que ele faz durante o Milênio parece ser de pouca importância para mim agora. 

Finalmente, teste 4: Quais seriam os efeitos doutrinários ou práticos de permitir divergências nessa área? Nós não encontramos nenhum efeito em nossa igreja – além de oferecer oportunidades de praticar a caridade para com os outros. Aliás, os presbíteros da minha igreja discordam sobre esse assunto, e não consigo perceber qualquer infidelidade ou problemas práticos decorrentes dessas diferenças.

Não Essencial ≠ Sem Importância  

Agora não me entenda mal. Não essencial não significa sem importância. Às vezes isso pode ocorrer, mas em outros momentos, o que a princípio parece não essencial pode revelar-se importante.  

Por exemplo, a pergunta sobre as orações pelos mortos pode parecer, a princípio, não essencial. Mas à medida que você começa a reconhecer que essa prática em particular mina a justificação somente pela fé, você começa a perceber a importância do tópico. Orar pelos mortos pressupõe que qualquer decisão tomada nesta vida não irá resistir. Isso significa que podemos afetar diretamente o estados eterno dos outros, sendo que as Escrituras são claras, o nosso estado eterno é determinado apenas pela nossa fé em Cristo. 

6. Como os cristãos podem discordar bem?

Finalmente, como os cristãos podem discordar de maneira agradável? Talvez você tenha ouvido esta declaração útil que surgiu da reforma alemã: ” Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade (ou amor)”. Devemos concordar com o essencial para ter unidade, o qual temos discutido. E nós permitimos a diversidade em itens não essenciais, que também já discutimos. Mas como podemos alcançar esse comando assustador de amar em tudo isso? Roger Nicole sugeriu que respondêssemos a estas duas perguntas: 

– O que devo à pessoa que difere de mim? 

– O que posso aprender com a pessoa que difere de mim? 

Vamos pensar nessas questões por um momento.  

O que eu devo? 

O que devo à pessoa que difere de mim? Primeiro devo amor. Devemos falar a verdade em amor (Efésios 4:15). Em segundo lugar, devo respeito. Faça aos outros o que você gostaria que fizessem a você (Mateus 7:12). Quando você está em desacordo, deixe evidente que você se importa com a pessoa com quem você está discordando como pessoa, mais do que se preocupa em ganhar uma discussão. Ouça com cuidado o que eles estão dizendo. Esclareça qualquer coisa que você não tenha entendido. Sempre se esforce para entender o que as pessoas querem dizer, mesmo que signifique ir além do que elas disseram. Um dos meus professores de teologia sempre escrevia os prós e contras das opiniões divergentes. O princípio aqui é que você quer representar a perspectiva oposta o melhor que puder, para que os proponentes sintam satisfeito com sua apresentação. Afinal, os debates tendem a endurecer os proponentes em suas próprias ideias. 

Em tudo isso, considere quais objetivos você compartilha. Você consegue ver o que seu amigo está almejando no que ele está dizendo? Uma maneira que eu tento explorar as diferenças é usar o que eu chamo de “árvore de decisão”. Eu tento começar onde ambos concordamos, e depois traçar o ponto em que divergimos e perguntamos por que ele tomou uma decisão, enquanto eu tomei a outra. Seu objetivo deve ser sempre evitar alienar pessoas, mas sim encorajá-las. Geralmente, isso irá mais longe na discussão! 

O que eu posso aprender? 

A segunda pergunta a se fazer ao aprender a discordar bem é: “O que posso aprender com a pessoa que difere de mim?” Afinal, talvez seja o caso de eu estar errado. Certamente posso aprender algo de minha própria afirmação, e dos argumentos que enfrento na discussão. Estamos mais interessados ​​em ganhar uma discussão e salvaguardar nossa reputação, ou em descobrir a verdade e coloca-la em evidência? Alguns anos atrás eu estava lendo uma biografia de John Wesley e eu encontrei este breve relato:

“Era costume os pregadores locais e itinerantes tomarem o café da manhã juntos, nas manhãs de domingo, na City Road. Em uma ocasião, quando Wesley estava presente, um jovem se levantou e encontrou uma falha em um dos seus idosos. O sangue escocês de Thomas Rankin foi despertado e ele repreendeu severamente o jovem por sua impertinência; mas, por sua vez, foi tão severamente repreendido. Wesley instantaneamente respondeu: “Vou agradecer ao homem mais novo entre vocês por me dizer sobre qualquer falta que veja em mim; ao fazê-lo, considerá-lo-ei meu melhor amigo”. (L. Tyerman, Life e Times of Wesley (Harper & Bros; 1872), III.567.) 

Mas isso exige humildade! E sem humildade, não podemos aprender. Não podemos aprender a verdade sobre nós mesmos ou a verdade sobre a Bíblia. De acordo com os antigos gregos, o oposto de um amigo não era um inimigo, mas um bajulador. Nosso orgulho é nosso maior inimigo em tudo isso. 

Aceite de bom grado a correção como um bom inimigo de seu orgulho. Aprecie a maneira como aqueles que diferem com você podem, às vezes, ajudar a preencher ou equilibrar melhor a imagem que você está apresentando. Pode ser bom ter amigos cristãos que discordam de nós sobre algumas coisas – isso nos dá a oportunidade de aprender e exercitar nosso amor. 

CONCLUSÃO 

Como podemos resumir tudo que consideramos? Lide com as Escrituras com cuidado e em contexto. Conheça bem a Bíblia. Ame Deus amando a sua Palavra. Medite no Salmo 119. Como Paulo disse a Timóteo, “o servo do Senhor não deve brigar; ser gentil com todos, capaz de ensinar, não ressentido. Aqueles que se opõem a ele devem instruir gentilmente, na esperança de que Deus conceda-lhes arrependimento levando a um conhecimento da verdade “(2 Timóteo. 2: 24-25).  

Coloque tudo em perspectiva. Se você é um verdadeiro cristão, você é um herdeiro do céu! Deus te chamou para ser um mensageiro do seu evangelho mais do que qualquer outra mensagem. E qual é o seu testemunho? As pessoas pensam em você como argumentativas ou briguentas? Nós queremos ser mais conhecidos pelo que somos, do que pelo que somos contra. E nós sempre queremos ser pró evangelho, e sermos reformados pela Palavra de Deus.  

Nas coisas essenciais, a unidade; nas coisas não essenciais, a liberdade; em todas as coisas, a caridade! 


Originalmente publicado em inglês como: “Together for What?” por Mark Dever. Usado com permissão da 9marks, Washington- DC 20002 https://www.9marks.org
Link original: http://www.9marks.org/wp-content/uploads/2008/02/ejournal200852marapr.pdf
Traduzido por Gustavo Carvalho