Leia também nossa reflexão para adolescentes: Esteira
“O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra.” Provérbios 29:23
Em 1989 Marty McFly e Doc Brown chegaram ao futuro no segundo filme da trilogia “De volta para o futuro”. E o futuro, naquela época, foi alguns meses atrás – dia 21 de outubro de 2015.
Se você assistir novamente ao filme, verá que algumas das coisas que eles imaginaram existir em nossa época, realmente existem! Já outras, como carros voadores, ainda estão longe de acontecer.
Apesar de ser apenas uma ficção, o filme nos faz viajar na possibilidade de conhecer no presente o futuro que nos aguarda. Porém, sabemos que tanto o futuro quanto o passado não nos pertencem.
Deus nos dá como presente o dia de hoje! Sim, isso é óbvio, mas nem todos aceitam! E se existe a curiosidade sobre o dia de amanhã, muito maior é para alguns a dependência do dia de ontem. Querem voltar! Fazer diferente. Mudar! Querem apagar o que foi feito ou fazer aquilo que foi esquecido. Querem voltar para onde não foram e desviarem seus pés da onde nunca deveriam ter ido.
No fundo, ainda que não percebam, querem estar no lugar de Deus! Querem controlar o que não pode ser controlado. Querem mudar o que não pode ser mudado. Querem acreditar que a única saída para terem uma alegria que nunca tiveram é através das suas próprias forças!
Ah, se eu…
Por isso ouvimos: “Ah, se EU tivesse dito “não””; “Ah, se EU nunca tivesse me encontrado com ele(a)”; “Ah, se EU não tivesse ido”; “Ah, se EU tivesse uma família diferente”; “Ah, se EU isso”; “Ah, se EU aquilo”.
Precisamos admitir nossa incapacidade de resolver os problemas que trazemos em nossa história. Precisamos admitir nossa fraqueza para curar as feridas que trazemos em nosso corpo. Precisamos ser honestos conosco mesmo e tirarmos o foco do “Eu” e coloca-lo naquele que realmente pode fazer todas as coisas: Deus! “Se Deus quiser”; “Se Deus agir”; “Se Deus me curar”.
Sim, em Deus encontramos a paz que tanto buscamos e a alegria que tanto desejamos. Talvez você já tenha tentado várias coisas e até agora nada aliviou o peso, a culpa e o medo que você traz em seu coração. Mude o foco! Deixe de lado a vaidade, seja humilde para reconhecer que você precisa de Deus! Ele é e sempre será a nossa única opção!
Oração: Coloque diante de Deus os problemas que você enfrentou ou ainda enfrenta em sua vida que são como feridas que não foram cicatrizadas. Peça perdão a Deus por aquilo que você fez no passado e ajuda para reconhecer a sua incapacidade para curar as suas dores. Confesse a Ele o quanto você precisa do Seu amor e da Sua graça!