fbpx

Habitar na Casa do Senhor | Devocional no Salmo 23:6

“Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias.” (Salmos 23:6)

O salmista neste momento chega ao ápice do cuidado do Senhor em sua vida. Vejo claramente neste texto uma progressão de relacionamento ou de percepção deste relacionamento como um recurso poético do salmista. Davi iniciou sua descrição de seu relacionamento com o senhor como sendo uma ovelha de um maravilhoso pastor que a alimenta e provê de recursos que acalentam sua alma assustada e ao mesmo tempo está com ele nos momentos mais difíceis de sua vida como no vale da sombra da morte.

No entanto, ele afirma que este Senhor não é apenas um pastor, mas um amigo que o convida para celebrar a mesa da vitória diante de seus inimigos! Ele afirma que esta mesa honra o nome do Senhor pois Ele o guia pelos caminhos de justiça por amor de seu nome que é Fiel! Mas agora ele finaliza este salmo ampliando a intimidade de relacionamento onde ele se descreve não somente como uma ovelha ou amigo, mas como aquele que mora na casa do Senhor e tem ela como sua habitação!

Como tem sido seu relacionamento com o Senhor?

A casa do Senhor é o lar do coração do salmista. Por isso te pergunto: como tem sido o teu relacionamento com o Senhor?

O salmista diz que o cuidado do Senhor é como de um pastor e sua alegria na vitória é como a de um amigo que celebra junto com ele e agora ele pode repousar de um dia de trabalho na casa do Senhor com o seu coração entregue a dois grandes e maravilhosos atributos do Senhor: bondade e misericórdia. Você já se perguntou o que significam estes atributos?

A Bondade do Senhor

A bondade do Senhor é o fato de Ele nos conceder sua graça imerecida e sua capacidade de fazer o bem para conosco nos dando tudo o que pode ser considerado bom em seu propósito eterno e por isso podemos lembrar do texto: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos 8:28)

Todas as coisas cooperam para o bem porque estamos nas mãos de um Deus bondoso! Mesmo que as circunstâncias insistam em nos tentar a duvidar de que tudo coopera para o nosso bem, devemos assim como o salmista afirmar: “Certamente a bondade e a misericórdia me seguirão”.

A Misericórdia do Senhor

A misericórdia do Senhor é sua capacidade de não nos dar aquilo que merecemos, ou seja, por sua graça e bondade Ele nos dá o que não merecemos e por sua misericórdia Ele não nos dá aquilo que merecemos, a condenação!

Precisamos como pecadores e falhos clamar pela misericórdia do Senhor derramado sobre nossa vida pois afinal: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade. A minha porção é o Senhor, diz a minha alma; portanto esperarei nele. Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.” (Lamentações 3:22-25)

Mas sabe porque o salmista afirma estas duas verdades e depois diz que habitará na casa do Senhor?

“Senhor, quem habitará no teu santuário? Quem poderá morar no teu santo monte? Aquele que é íntegro em sua conduta e pratica o que é justo, que de coração fala a verdade e não usa a língua para difamar, que nenhum mal faz ao seu semelhante e não lança calúnia contra o seu próximo, que rejeita quem merece desprezo, mas honra os que temem ao Senhor, que mantém a sua palavra, mesmo quando sai prejudicado, que não empresta o seu dinheiro visando lucro nem aceita suborno contra o inocente. Quem assim procede nunca será abalado!” (Salmos 15:1-5)

Um homem justo em seus caminhos, não prepotente, mas que tem convicção da obra de transformação de Deus em sua vida, tem a certeza de que a bondade do Senhor o proverá de dádivas e que a misericórdia o protegerá de suas falhas e pecados e isso o permitirá adentrar na casa do Senhor como Filho de Deus! Este poderá habitar na casa do Senhor por longos dias! Um relacionamento perfeito e total com o Senhor! Mas como seres pecadores e falhos podem viver desta forma com o Senhor?

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

Habite na Casa do Senhor

Se você precisa endireitar seus caminhos poderá fazer apenas se estiver em Cristo pois a graça de Deus e o poder do sangue do cordeiro te purificará de todo pecado. Creia e entregue-se a Cristo pois assim poderá se tornar uma nova criatura! Se você já é uma nova criatura mas tem vivido uma vida distante de Deus então esta pode ser a razão de você se sentir tão vazio e infeliz em sua caminhada.

Talvez você esteja vazio da segurança de ter a bondade e misericórdia do Senhor na sua vida pois tem se esquecido de onde você caiu. Mas agora você pode lembra-se das primeiras obras e voltar para elas clamando ao Senhor Jesus que restaure sua vida! Creia em Cristo e tudo Ele fará! Volte ao Senhor e terá a certeza de que habitará na casa do Senhor por longos dias!

Deus nos abençoe e até a próxima!


Veja mais devocionais da série A Bíblia Fala:

Salmo 91

Samo 1

Salmo 23