fbpx

Filhos são Herança do Senhor | Devocional Salmo 127 (Introdução)

“Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.” (Salmos 127:3)

Vamos agora iniciar uma nova viagem em outro Salmo da Escritura Sagrada. Este é um dos salmos que podemos encarar como um dos salmos sobre a família. Este salmo possui verdades muito importantes para a vida em família e para apresentar o propósito no coração de Deus para aqueles que desejam assumir este projeto maravilhoso de ter uma família. Ele basicamente se divide em duas partes uma que afirma as motivações e temores que cercam o coração dos que desejam iniciar esta caminhada em sua vida e por fim, a segunda parte deste salmo nos apresenta a confirmação de Deus diante do projeto da família e de que maneira ele assina em baixo no projeto em execução da família segundo o coração de Deus!

Criando filhos na sociedade de hoje

Para começar nossa reflexão neste salmo escolhi nesta introdução trazer o que considero o principal versículo deste salmo que é o verso 3 onde Deus conecta a primeira e a segunda parte deste salmo onde ele avalia as motivações e provê a recompensa. Os filhos que tem sido hoje um tema tão controverso na nossa sociedade são descritos como herança e isso dá a principal tônica deste salmo que é a riqueza do Senhor dada aos que não desprezam seu maior chamado de vida que é o de criar uma família para glória de Deus!

Como tem sido sua vida em relação a esta área? Como tem sido seu relacionamento com seus filhos? Em que você tem se apoiado para conduzir sua família e quais seus maiores medos diante deste projeto e responsabilidade? Você é um idólatra dos filhos ou os despreza? Como você lida com os desafios para conduzir sua família? Onde você quer chegar com sua família? Você sabe a vontade de Deus para a vida da sua família?

Família: uma instituição divina

Primeiramente vamos posicionar a história da família dentro da teologia Bíblica. Onde ela começou?

“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” (Gênesis 1:27,28)

Pois é, a família foi a primeira instituição criada por Deus para dominação do mundo e manifestação de sua imagem e semelhança sobre a criação para Glória do seu nome e alegria de suas criaturas. A família foi o primeiro projeto missionário de Deus para manifestar sua glória no mundo e criar filhos e filhas conforme sua imagem e semelhança.

No entanto, sabemos que o pecado ao entrar no mundo pôs marido contra mulher, filhos contra pais, pais contra filhos e assim como um irmão que matou o outro e a família começou a ser um projeto fortemente atacado e que por este motivo tem multiplicado não imagens e semelhanças de Deus sobre o mundo, mas imagens e semelhança de Adão caído e pecador sobre a criação.

Em Cristo podemos resgatar este propósito e ter uma família para a Glória de Deus e este salmo mostra o que deve estar no coração daquele que deseja ter uma família para a Glória de Deus. Muitas vezes falamos em ir por todo o mundo e fazer discípulos de toda criatura mas esquecemos que os primeiros discípulos de nossa missão estão dentro de nossa casa e são os nossos filhos e que através deles podemos ampliar o reino de Deus e ter ainda mais trabalhadores para a Seara do Senhor e com os nossos filhos poderemos alcançar os filhos de outros que falharam em sua missão de apresentar Cristo aos seus. Essa grande obra se revela também em nosso lar!

A benção de formar uma família

Te convido a se juntar a nós nesta viagem pelo Salmo 127 e refletirmos quais elementos estão no coração de Deus diante da benção de formar uma família! Se você ainda não formou sua própria família como pais, então este salmo vai te ajudar a começar com a motivação certa e que agrada a Deus e assim você verá a alegria de receber a herança do Senhor no tempo oportuno do Senhor em sua vida!

Herança do Senhor

São muitos os que isolam o verso 3 do restante do salmo e comentem o erro de desconsiderar o contexto em que os filhos são herança e alegria na vida dos pais e porque eles são recompensas que Deus dá, então te convido a refletir dentro deste salmo e fazer da tua família uma benção do Senhor na vida de todos os que estão ao teu redor e observando seu testemunho neste mundo como sal e luz. Seja sua família o sal e a luz das famílias em um mundo que não conhece a Deus mas para isso corrija sua perspectiva deste tão belo projeto criado por Deus e que tem sido grandemente atacado por muitos inclusive os que dizem professar o nome do Senhor.

Deus deseja fazer de sua família uma benção para os outros então junte-se a nós neste maravilhoso salmo!

Deus abençoe e até a próxima!