“Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios. Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.” (Salmos 91:8,9)
Diante da estrutura do salmo, nesses versículos o salmista entrará numa sequência de causas e efeitos. Ele mostra o efeito de confiar em Deus e a causa da confiança. Vemos uma sequência de ideias que resumem muito do que foi dito anteriormente e isso é maravilhosos de entender.
O justo contemplará a justiça de Deus e seus olhos irão contemplar que Deus dará o fim justo a todas as coisas! O padrão de Deus é a eternidade, e não o nosso tempo humano e limitado.
Deus nos lembra que nossa missão é buscar a Ele e viver para a Glória Dele. A justiça pertence a Ele, que trará a luz a todas as coisas no tempo certo.
Alguns dos salmos de Asafe mostram a revolta dele ao contemplar a prosperidade dos ímpios, mas Deus o lembra de que essa prosperidade é temporal e limitada. Mas que em tempo oportuno, basta olhar o fim dos justos e o fim dos ímpios e podemos perceber claramente a justiça de Deus.
A cegueira espiritual dos ímpios
Nesses versículos do salmo somos lembrados que o justo verá o fim do ímpio e o ímpio não verá seu fim, porque sua cegueira é tão intensa que não percebe que já está morto em seus próprios pecados.
Os mortos não conseguem ver porque já estão mortos. Mas os justos estão atentos a tudo o que ocorre debaixo do sol, estão vendo o fim dos ímpios diante da justiça de Deus. Isso se dá pelo que o salmista afirma logo a seguir quando diz: “Porque tu, ó Senhor, és o meu refúgio”.
A guerra pertence ao Senhor e Ele batalha pelo seu povo. Quem busca refúgio está assustado e apenas deseja se esconder, mas dentro do recinto de proteção ele pode contemplar pela janela o fim dos que vivem vidas de autodestruição.
Deus é o vencedor da batalha
Não digo isto para que você se alegre com a morte do ímpio porque esta não é a alegria de Deus (Ezequiel 18:23), mas te digo isto para que você se alegre em saber que a batalha do bem contra o mal está sendo travada e o Senhor está vencendo para Glória Dele e você está seguro porque se Deus é por nós quem será contra nós?
Então alegre-se por ter o Senhor como refúgio! E tenha ainda mais alegria ao lembrar o que o salmista diz logo após: “No Altíssimo fizeste a tua habitação”. Estamos habitando nas tendas da presença do Senhor, em um lugar de proteção e relacionamento seguro com o Senhor. Ele é nosso lar e lugar de conforto ao coração!
É por isso que podemos esperar o momento em que o mal será destruído diante dos nossos olhos e ficaremos felizes em ver Deus sendo glorificado em nós e diante de nós!
Se você não tem essa paz então ore ao Senhor e peça para que ele te ensine a fazer Dele seu refúgio e lugar de habitação!
Deus o abençoe e até a próxima!