“Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.” (Salmos 91:6)
A peste e a mortandade
Nesse versículo, o salmista fala de mais dois perigos que nos assolam em nossos mais terríveis temores: a peste que se transmite de modo invisível, pelo ar, pelo toque, pela água ou outro meio e nos paralisa diante do terror de ter sido contaminado, e estar na estrada da morte em rumo ao sepulcro.
Você já se encontrou com alguém doente e saiu preocupado de talvez ter sido contaminado? Você não tem microscópio para ver o vírus ou capacidade de saber se o vírus te encontrou, ou sua casa e família.
São circunstâncias fora de nosso controle e que só podemos tomar cuidados que não garantem nossa segurança, apenas a probabilidade de contaminação. Essa é a peste que anda na escuridão, aquela que não se mostra ou grita “Estou aqui!“, Mas que silenciosamente, no escuro, faz suas vítimas um a um.
Esse é o temor expresso do salmista e talvez o temor de muitos de nós através de circunstâncias que não controlamos.
A mortandade ao meio dia
Por fim, o salmista fala da mortandade que assola ao meio dia e que vem de modo visível mas incontrolável. Nós sabemos que ela está ali, mas não podemos fazer nada em nossas forças para destruí-la. Estamos perdidos ao avistar a mortandade assolando suas vítimas. Imagine você que quadro apocalíptico. Parece cena de filme de ficção!
Mas está ali o quadro desenhado pelo salmista de um mal que vem e está fora do nosso controle de defesa, fora do nosso poder de combate.
Deus: vacina contra a peste, e arma conta mortandade
Esse mal nos amedronta, mas podemos lembrar do que o salmista está nos fazendo lembrar a cada verso: Deus está no controle! Deus é Soberano!
Porque ter medo se o Senhor dos Exércitos tem o controle e o poder para combater cada um desses maus?
Precisamos lembrar dessas verdades e saber que mesmo em meio as situações mais assustadoras de nossas vidas, o medo é irracional quando colocamos nossa confiança no Senhor Soberano!
Confie, Deus está aqui! Ele é a vacina para a peste e a arma contra a mortandade! Apenas descanse no Senhor!
Deus o abençoe! Até a próxima!