fbpx

Buscando Deus na adolescência

Quando ouvi sobre o novo livro de Jaquelle Crowe, “This Changes Everything”, sobre como o Evangelho transforma adolescentes, eu me perguntei o que uma jovem de 19 anos poderia ter a dizer sobre viver a fé na adolescência. Ela estava quase no final da sua adolescência, certo? Achei que seria um livro com muita firula, mas com pouca substância.

Eu estava completamente errada, cem por cento. E, estou feliz por ser assim.

Em seu livro,  ela nos incentiva a esperar mais, e não menos, dos adolescentes, pois nessa idade eles tem oportunidade para aprender através do estudo da Bíblia, para memorizar a Escritura, servir na igreja e ler livros sobre fé.

ESPERE MAIS, E NÃO MENOS DOS ADOLESCENTES

Muitas vezes como pais, somos atraídos pela complacência, concentrando-nos no que desejamos que nossos filhos evitem (álcool, drogas, sexo). Se avaliarmos a fé de um adolescente apenas por sua capacidade de resistir ao mal, podemos estar ensinando a eles – ainda que inadvertidamente – a confiar no moralismo em lugar de motivar uma busca sincera de Deus. O livro da Crowe inspira fielmente os adolescentes (e os pais) a desejarem mais.

Os conselhos dela são dirigidos ao público adolescente, mas sua fé também me incentivou. Ela entende de teologia, memoriza livros inteiros da Bíblia e lê amplamente a história da igreja. Eu fui repreendida duramente em meu ceticismo quanto ao livro, quando me lembrei de 1 Timóteo 4:12: “Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”. Crowe é um exemplo não somente daquilo que desejo para os meus adolescentes, mas daquilo que quero para mim mesmo.

O PERIGO DE GUARDAR O EVANGELHO EM UMA CAIXA

This Changes Everything é um livro com o qual quero presentear adolescentes, e já comecei isso na minha própria casa. Quero então postar um release do livro da Crowe, escrito por alguém do público que ela espera alcançar: minha filha de 16 anos, Emma:

“Como adolescente com pais cristãos no ministério, eu (Emma) já ouvi muito sobre o evangelho. Eu vou à igreja todos os domingos, faço devocionais em casa com minha família e jogo em times cristãos. Não só isso, mas cada dia ouço o evangelho pregado na escola. Além disso, estou cercada de professores, amigos e famílias cristãs.

Mesmo assim, tenho a tendência de transformar o evangelho em uma esfera separada da minha vida. Eu insisto em ter caixas diferentes: uma para família, uma para amigos e outra para escola e esportes. E muitas vezes, a fé se torna apenas uma outra caixa, que uma vez etiquetada, é posta de lado, esquecida e isolada do resto da minha vida”.

PERDER PARA GANHAR

This Changes Everything desafia os adolescentes a não “departamentalizar” sua fé. A autora cita Jim Elliot logo no começo do primeiro capítulo, e esta citação oferece o tema para o restante do livro: “Não é um tolo aquele que dá o que não consegue reter, para ganhar aquilo que não pode perder”.

Esta citação demonstra a ousadia com que devemos viver nossas vidas, tendo como único propósito glorificar a Deus e promover seu Reino. Nosso objetivo não é uma vida de felicidade, sucesso e diversão, como pensamos frequentemente na adolescencia. É uma vida de sacrifício, mas um sacrifício misturado com uma alegria humilde que só pode ser encontrada em Cristo.

Se a vida deve ser um sacrifício, como Paulo afirma tão claramente em Romanos 12, então uma base deve ser estabelecida aqui. Deus é justo e exigiu o melhor dos cordeiros, e agora ele quer que todos nós nos ofereçamos para a glória de seu nome. Todo aspecto da nossa vida deve ser moldado pelo evangelho. E enquanto sacrificamos as coisas deste mundo, ganhamos algo muito melhor: nós viveremos realmente!

 

Adaptado do artigo de Melissa Kruger, “How the Gospel Transforms Teenagers Like Me”. Postado originalmente no TGC. Tradução e adaptação: Léo Gonçalves.

Melissa Kruger é escritora, e atua como coordenadora do ministério de mulheres na Uptown Church (PCA) em Charlotte, Carolina do Norte. Jaquelle Crowe é co-fundadora da The Young Writers Workshop e autora do livro This Changes Everything: Como o Evangelho transforma a adolescência (2017).