fbpx

Buscando conselhos para ser feliz | Devocional no Salmo 1:1 (Parte 2)

“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1:1)

 

O Padrão divino de felicidade

Depois de termos compreendido que o padrão de felicidade proposto por Deus não é o padrão do mundo, que é no padrão de Deus que devemos buscar a felicidade e assim seremos este homem bem aventurado vamos aprender como viver o padrão de felicidade proposto por Deus.

Primeiramente, precisamos entender que o pecado sempre está nos rodeando e nos prometendo felicidade, mas no fim seremos mais tristes do que estávamos antes de nos entregar a ele.

A bíblia nos recomenda:

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (1 Pedro 5:8,9);

Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno.” (1 João 5:19)

Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:15-17).

Os corações pecaminosos e o padrão do mundo

Diante desses relatos bíblicos, só podemos entender que o padrão que o mundo nos oferece nasce de corações pecaminosos, e que buscam apenas sua autossatisfação. Nosso grande desafio para viver uma vida de felicidade Cristã, está em nos manter no padrão que Deus deseja, e não no que o mundo que nos rodeia quer.

Este mundo insiste em dizer que valores devemos ter. Mas a bíblia nos afirma que nosso maior inimigo está mais perto do que imaginamos, ou seja, dentro de nós: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” (Jeremias 17:9,10).

O mundo jaz no maligno

Diante de nosso coração que tenta sempre nos enganar e um mundo que produz coisas que nosso coração valoriza, pois o mundo jaz no maligno, tendemos a cair nos valores do mundo pois eles estão nas mídias, propagandas, emprego, redes sociais, consumismo e etc.

Quando caímos nisso, nosso coração se esvazia da vontade do Senhor e nossos olhos desejam aquilo que nosso coração enganoso nos diz que devemos querer, mas não aquilo que Deus diz que precisamos ser. Por esse motivo o homem feliz precisa resistir firmemente às coisas que o rodeiam e não possuem valores que apontem para a vontade de Deus.

Como reconhecer o conselho dos ímpios

Um dos primeiros passos para encontrar a felicidade prometida por Deus é reconhecer onde está o conselho dos ímpios, ou seja, a “sabedoria” ímpia para viver. Precisamos saber o que não representa a sabedoria divina e isso só é possível se você conhecer tal sabedoria, que é expressa na Palavra!

É como reconhecer notas de dinheiro falsificado. É preciso que conheçamos o dinheiro verdadeiro e suas nuances, pois quando olhamos uma nota falsa automaticamente sabemos que não se trata da verdade.

Seguir o conselho dos ímpios é como negociar com dinheiro falso achando que é verdadeiro: ou você está enganando ou sendo enganado e mais cedo ou mais tarde alguém descobre ou a polícia te pega. Portanto, não busque o conselho dos ímpios, não tente negociar tua vida com dinheiro falso.

O conselho da sabedoria divina

Se você quer se defender melhor, conheça o conselho da sabedoria divina e aprenda a manejar a Palavra da Verdade e viva sua vida segundo ela! Se o dinheiro falso chegar à tua mão, você vai saber devolvê-lo e dizer que não vive a partir da mentira, mas da verdade!

Se você conhecer o conselho de Deus, quando um conselho ímpio chegar até você, vai saber que aquela boca profere maldade por mais sutil e de aparente piedade que ela possa parecer, mas você estará seguro para não seguir o conselho dos ímpios e viver sua vida segundo o conselho da Palavra de Deus e assim sentirá a verdadeira felicidade fluindo de si!

Deus abençoe e até a próxima!