fbpx

Braço errado | Creio em Ti

Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos. Atos 11:26b 

 

Você já cumprimentou alguém na rua achando que era outra pessoa? Acho que todos nós pelo menos uma vez na vida já confundimos algum amigo ou conhecido com alguém muito parecido. Alguns anos atrás, eu estava com minha esposa tomando um açaí em uma lanchonete da nossa cidade. Quando terminamos, ela foi ao banheiro. Acertei a conta e fique do lado de fora esperando. Quando ela saiu, dois rapazes conversavam dentro da lanchonete, um de frente para o outro. O que estava de costas para ela, tinha minha altura, um corte de cabelo semelhante ao meu e estava usando uma camiseta da mesma cor que eu usava naquele dia. Bom, você já imagina o que aconteceu. Minha esposa chegou por trás, deu o braço para o rapaz, cumprimentou o outro, acreditando ser um amigo meu e, ainda acompanhou o desfecho do assunto que eles estavam tratando. Em um intervalo de segundos, sem dar tempo sequer do rapaz reagir, minha esposa olhou pela porta de vidro da lanchonete e me viu do lado de fora. Ficou desesperada – pelo menos foi isso que ela me disse! E eu acreditei!

Podemos ter semelhanças com alguém. Quando olhamos para dois irmãos ou para um pai e um filho, vemos em alguns casos não apenas semelhanças físicas, mas também no jeito de ser, de falar, de reagir e de se comportar. Vimos que Jesus, o Filho de Deus, Aquele que se fez homem, habitou nessa terra e se entregou em uma cruz para pagar a dívida do nosso pecado, nos convida para sermos seus discípulos. Sim, ele não nos pede que retribuamos o que Ele fez, ou que paguemos pelo seu sacrifício ou que compremos a nossa salvação. Não! Ele nos chama, ou melhor, chama àqueles que creem nEle e no seu ato de amor que nos trouxe perdão e reconciliação com Deus, nosso Pai, para sermos seus discípulos!

E esse chamado vai além de práticas religiosas como frequentar missas e cultos, ou até mesmo de contribuir com uma igreja através de seu tempo, seus dons e recursos. Esse chamado vai além de simplesmente conhece-lo, conhecer a Sua palavra, a Bíblia, ou ainda de ter um compromisso diário de oração. O discípulo é aquele que por vezes é confundido com o Seu Mestre. Sim, eles são semelhantes. Semelhantes na forma de se relacionar, agir, falar, amar, cuidar, abençoar. Ser discípulo de Jesus é ser um cristão, ou seja, um pequeno Cristo, pois esse é o significado real da palavra. 

 

Oração

Peça a Deus que te ajude a ser cada dia mais parecido com Jesus. Confesse a Ele suas atitudes, seu temperamento e todas as dificuldades que você enfrenta hoje em viver como um pequeno Cristo em sua casa, escola, igreja ou até mesmo sozinho.